_
_
_
_
_

Itália proíbe uso comercial não autorizado do ‘Davi’, de Michelangelo

Sentença judicial determina que as empresas que desejarem reproduzir a imagem da estátua terão de contar o aval da Galeria da Academia, em Florença, onde a obra está exposta

Restauração do 'David' de Miguel Ángel, em fevereiro de 2016.
Restauração do 'David' de Miguel Ángel, em fevereiro de 2016.ALBERTO PIZZOLI (AFP)
Mais informações
Estudo alerta para pequenas fissuras na escultura ‘Davi’ de Michelangelo
Quando Che Guevara deitou no chão da Capela Sistina
‘Salvator Mundi’, de Leonardo da Vinci, a obra mais cara da história

A imagem da célebre escultura Davi, do gênio renascentista Michelangelo, não poderá mais ser empregada com fins comerciais sem autorização prévia, conforme uma decisão proferida nesta sexta-feira pelo Tribunal de Florença (Itália). A partir de agora as empresas italianas ou europeias que desejarem reproduzir a imagem do Davi em seus produtos terão de obter a autorização da Galeria da Academia, o museu que a abriga, e pagar as taxas correspondentes.

A Justiça aceitou assim a solicitação da Advocacia do Estado contra a atividade de uma empresa que aparentemente vendia ingressos para a Galeria estampadas com a imagem da estátua, por um preço superior ao da bilheteria oficial.

No regulamento, conhecido como “anticambista”, o Tribunal de Florença (região central da Itália) intima a companhia turística a retirar todas as imagens do Davi de seus produtos e a publicar o texto da sentença no seu site e em três jornais.

O ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, elogiou o regulamento, que servirá para aplacar “os muitos casos de revenda pela Internet e de uso impróprio das imagens do patrimônio cultural” sem autorização prévia.

“Embora o Código dos Bens Culturais seja muito claro sobre esse tema, ainda há muitos casos (...). Este regulamento representa um importante passo à frente na proteção dos direitos dos consumidores e das obras custodiadas nos museus italianos”, afirma o ministro em nota.

A monumental escultura, realizada em mármore pelo gênio Michelangelo Buonarroti entre 1501 e 1504, é um dos símbolos da Itália e da cultura italiana, presente numa enorme variedade de souvenires.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_