_
_
_
_
_

Hope Solo acusa Joseph Blatter de abuso sexual

Goleira dos EUA diz que o ex-presidente da Fifa apertou sua bunda na entrega da Bola de Ouro de 2013

Amanda Mars
Hope Solo e Joseph Blatter na entrega da Bola de Ouro de 2013. 
Hope Solo e Joseph Blatter na entrega da Bola de Ouro de 2013. Christof Koepsel (Getty)
Mais informações
“Muitos jogadores de futebol consagrados já foram vítimas de abuso sexual”
Escândalo de abuso sexual abala o futebol inglês
Crianças vulneráveis a abusos sexuais em escolinhas de futebol no Brasil

O assédio sexual também no mundo dos esportes. A onda de mulheres que relatam experiências de abuso sexual por parte de homens poderosos em algum momento de sua carreira ganhou na sexta-feira mais uma personagem, a goleira de futebol Hope Solo. Perguntada sobre essa problemática, em entrevista ao jornal português Expresso, a jogadora norte-americana afirmou que o ex-presidente da Fifa Joseh Blatter, de 81 anos, apertou sua bunda durante a cerimônia da Bola de Ouro de 2013.

“Apalpou a minha bunda. Foi na entrega da Bola de Ouro há alguns anos, bem antes de subir ao palco”, disse a goleira, que naquela noite entregou um prêmio à sua colega de equipe Abby Wambach. Solo não interrompeu a cerimônia e deu o troféu à companheira como estava previsto. “Depois daquilo não voltei a vê-lo, e foi ruim porque não pude dizer diretamente a ele: ‘Nunca me toque!’ Essa é a forma com que sempre abordei as coisas, de forma direta”, afirma. Blatter negou a acusação através de um porta-voz.

Solo, uma grande estrela do seu esporte nos Estados Unidos, com dois ouros olímpicos e um título mundial no currículo, critica o silêncio mantido por mulheres de sua classe sobre esse tipo de problema, que está no centro das atenções no mundo após a revelação do escândalo de Harvey Weinstein, o todo-poderoso produtor de Hollywood que foi alvo de uma avalanche de acusações. A goleira disse ao Expresso estar “muito decepcionada com as mulheres que não falam sobre isso no mundo do esporte”, já que algumas das pessoas que cometeram esses abusos “ainda trabalham no futebol”.

A jogadora, que tem 36 anos, destaca a extensão dessa cultura de abuso, que vai além do gênero. Segundo ela, “é importante entendermos que isso não acontece só com os homens brancos poderosos”. “Pode acontecer com qualquer pessoa, entre mulheres, em qualquer lugar. Estamos concentrados nos homens brancos poderosos porque é provavelmente mais normal com eles, mas pode acontecer em qualquer lugar”, diz.

Blatter renunciou à presidência da Fifa em junho de 2015, quatro dias após ter sido reeleito, devido à pressão das acusações de corrupção na entidade e a investigações em que ele era alvo. Um ano depois, um inquérito judicial apontou enriquecimento ilícito, através de pagamentos irregulares, que pode ter alcançado 80 milhões de dólares nos últimos cinco anos de seu mandato.

Nos últimos anos, têm sido revelados no mundo dos esportes casos de abusos por parte de treinadores e técnicos que ficaram escondidos por muito tempo. A declaração de Hope Solo se soma a uma série incessante de acusações de abuso de muitas mulheres que têm feito denúncias nos últimos dias nos Estados Unidos, provocando indignação. O comediante Louis C.K. emitiu na sexta-feira um comunicado em que admitiu o relatado por cinco mulheres contra ele, conforme publicado no The New York Times.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_