_
_
_
_
_

Autor do crime que originou o movimento ‘Nem Uma A Menos’ é condenado a 21 anos de prisão

O argentino Manuel Vallejos foi declarado culpado de assassinar sua namorada, Chiara Páez, de 14 anos

A marcha Nem Uma a Menos, em 3 de junho de 2015.
A marcha Nem Uma a Menos, em 3 de junho de 2015.EFE
Mais informações
‘Dia sem mulher’: o mundo se prepara para uma greve internacional feminina
Argentina triplica número de presos, mas a sociedade exige mais rigor
Argentina se mobiliza por Higui, lésbica presa por matar o homem que tentou estuprá-la
Argentina absolve três feminicidas que espancaram e torturaram sua vítima até a morte

A argentina Chiara Páez tinha 14 anos e estava grávida quando desapareceu, em 10 de maio de 2015. O corpo foi encontrado dias depois na casa dos avôs do seu namorado, Manuel Vallejos, então com 16 anos. Havia sido assassinada a pauladas e enterrada no jardim da casa, em Rufino, 450 quilômetros ao oeste de Buenos Aires. O feminicídio de Páez gerou uma grande comoção e um grupo de jornalistas e escritoras começou a se manifestar sob o lema "Nem Uma A Menos". A convocação viralizou e a marcha contra a violência machista daquele 3 de junho reuniu multidões. Dois anos e três meses depois, Vallejos acaba de ser condenado pela Justiça a 21 anos de prisão.

A família comemora a decisão do juiz de Menores, Javier Pardo, mas espera que também sejam condenados os avôs de Vallejos, a mãe e seu companheiro no caso que está nas mãos da Justiça comum. O pai de Chiara, Fabio Páez, está convencido de que o adolescente não agiu sozinho e precisou de ajuda para cavar um buraco, arrastar o cadáver de sua namorada até ali e enterrá-lo. O condenado nega qualquer participação da família.

A autópsia revelou que a menor havia sido golpeada até a morte. Além disso, as perícias detectaram restos de um remédio abortivo no sangue.

O feminicídio de Páez desencadeou uma mobilização sem precedentes na Argentina contra a violência machista. O movimento Nem Uma A Menos colocou os feminicídios na agenda política e conseguiu, pela primeira vez, que o Estado difundisse estatísticas públicas. Em média, uma mulher é assassinada a cada 30 horas no país.

Desde 2015, em todo 3 de junho repetem-se na Argentina marchas com grande adesão para exigir o fim de todo tipo de violência contra a mulher. Nem Uma A Menos cruzou fronteiras e foi replicada em diferentes países da América Latina, como Chile, Uruguai, Equador e outros.

Briana, de 16 anos, desaparecida

A condenação de Vallejos coincide com um novo desaparecimento, o de Briana Reganzani, de 16 anos. O paradeiro da adolescente é desconhecido desde a tarde de quinta-feira, quando saiu do seu colégio, em Vila Madero, na periferia de Buenos Aires. Sua imagem foi compartilhada nas redes sociais e nos canais de televisão com a esperança de que alguém a reconheça e possa contribuir com alguma pista.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_