_
_
_
_
_

Furacão Irma mata jovem promessa do surf em Barbados

Zander Venezia, de 16 anos, morreu quando buscava “a melhor onda” de sua vida

O surfista Zander Venezia
O surfista Zander VeneziaFACEBOOK

Zander Venezia, uma jovem promessa do surf mundial, morreu nesta terça-feira aos 16 anos em Barbados, quando buscava a onda de sua vida em meio às gigantescas ondas provocadas no Caribe com a passagem do furacão Irma, já classificado como o mais potente na história do Oceano Atlântico. O furacão de categoria 5, a mais alta, tocou terra firme nesta quarta-feira em Antígua e Barbuda e as ilhas francesas de São Bartolomeu e São Martinho, e agora avança pelo Caribe em direção noroeste, rumo às Ilhas Virgens e Porto Rico.

Mais informações
Harvey põe Estados Unidos à prova
A última esperança dos "sem documentos" vítimas do Harvey
“Não encoste em mim, estou morrendo”
O improdutivo conflito entre surfistas e tubarões

De acordo com testemunhas da tragédia, o surfista profissional de Bridgetown (Barbados), que havia retornado para casa no fim de semana passado, morreu enquanto surfava em meio à tempestade em um dos melhores pontos para a prática deste esporte na ilha, no “Box by Box”, na costa leste. O site especializado Surfline informa que, depois de passar a manhã surfando ondas perigosíssimas, uma particularmente forte o prendeu em seu interior.

O havaiano Nathan Florence, irmão do atual campeão mundial, retirou Venezia sangrando da água e tentou reanimá-lo sem sucesso. O surfista foi levado ao hospital, onde chegou respirando, mas acabou falecendo na tarde de terça-feira. Segundo outro surfista, Dylan Graves, a última pessoa que falou com Venezia horas antes do fatídico acidente, suas últimas palavras foram que havia conseguido “surfar a melhor onda” de sua vida.

Enquanto a família aguarda os resultados da autópsia, acredita-se que Venezia possivelmente tenha fraturado o pescoço ao se chocar com um recife raso. O jovem havia viajado recentemente à costa leste com o ícone do sul de Barbados, Alan Burke, e seus dois filhos, Jacob e Josh, que cresceram com Venezia na comunidade de surf de Barbados. “Zander era um cara muito bom e divertido”, disse Burke ao Surfline. “Sempre estava brincando e adorava o surf. Era tão jovial, era uma alegria estar a seu lado. Não posso acreditar que tenha partido. É um desastre.”

Outro veículo especializado de surf, Stabmag, destaca que Venezia era considerado um dos melhores surfistas de sua geração e que começou a se tornar conhecido no circuito competitivo quando mal havia completado 11 anos, ao ser declarado campeão nacional do sub-12. Venceu o Rip Curl Grom Search em Outer Banks, em meados de agosto, e em abril se classificou para os campeonatos regionais da NSSA. A Liga Mundial de Surf enviou suas condolências à família e amigos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_