Furacão Irma

Furacão Irma mata jovem promessa do surf em Barbados

Zander Venezia, de 16 anos, morreu quando buscava “a melhor onda” de sua vida

Zander Venezia, uma jovem promessa do surf mundial, morreu nesta terça-feira aos 16 anos em Barbados, quando buscava a onda de sua vida em meio às gigantescas ondas provocadas no Caribe com a passagem do furacão Irma, já classificado como o mais potente na história do Oceano Atlântico. O furacão de categoria 5, a mais alta, tocou terra firme nesta quarta-feira em Antígua e Barbuda e as ilhas francesas de São Bartolomeu e São Martinho, e agora avança pelo Caribe em direção noroeste, rumo às Ilhas Virgens e Porto Rico.

Mais informações

De acordo com testemunhas da tragédia, o surfista profissional de Bridgetown (Barbados), que havia retornado para casa no fim de semana passado, morreu enquanto surfava em meio à tempestade em um dos melhores pontos para a prática deste esporte na ilha, no “Box by Box”, na costa leste. O site especializado Surfline informa que, depois de passar a manhã surfando ondas perigosíssimas, uma particularmente forte o prendeu em seu interior.

O havaiano Nathan Florence, irmão do atual campeão mundial, retirou Venezia sangrando da água e tentou reanimá-lo sem sucesso. O surfista foi levado ao hospital, onde chegou respirando, mas acabou falecendo na tarde de terça-feira. Segundo outro surfista, Dylan Graves, a última pessoa que falou com Venezia horas antes do fatídico acidente, suas últimas palavras foram que havia conseguido “surfar a melhor onda” de sua vida.

Enquanto a família aguarda os resultados da autópsia, acredita-se que Venezia possivelmente tenha fraturado o pescoço ao se chocar com um recife raso. O jovem havia viajado recentemente à costa leste com o ícone do sul de Barbados, Alan Burke, e seus dois filhos, Jacob e Josh, que cresceram com Venezia na comunidade de surf de Barbados. “Zander era um cara muito bom e divertido”, disse Burke ao Surfline. “Sempre estava brincando e adorava o surf. Era tão jovial, era uma alegria estar a seu lado. Não posso acreditar que tenha partido. É um desastre.”

Outro veículo especializado de surf, Stabmag, destaca que Venezia era considerado um dos melhores surfistas de sua geração e que começou a se tornar conhecido no circuito competitivo quando mal havia completado 11 anos, ao ser declarado campeão nacional do sub-12. Venceu o Rip Curl Grom Search em Outer Banks, em meados de agosto, e em abril se classificou para os campeonatos regionais da NSSA. A Liga Mundial de Surf enviou suas condolências à família e amigos.

O mais visto em ...Top 50