_
_
_
_

‘Game of Thrones’, sétima temporada: o que aconteceu no capítulo 7x03

Resumimos o que aconteceu no episódio 'A justiça da rainha'. Atenção, spoilers

Álvaro P. Ruiz de Elvira
Mais informações
‘Game of Thrones’, sétima temporada: o que aconteceu no capítulo 7x01
14 personagens de ‘Game of Thrones’ que não entendemos como continuam vivos
George R. R. Martin e suas advertências sobre as “séries sucessoras” de Game of Thrones

A sétima temporada de Game of Thrones (exibida no Brasil pela HBO) avança em alta velocidade. Nesse ano são somente sete episódios, já estamos no terceiro e a oitava e última temporada terá somente seis capítulos. O capítulo 7x03 durou uma hora e quinze, mais do que o normal, e seu título, A Justiça da Rainha (The Queen´s Justice), fez referência não só a uma, mas a três rainhas: Daenerys, Cersei e Olenna Redwyne. Continuamos com nossos resumos semanais sobre o que acontece nos capítulos da série. Como todas as semanas, repassamos os principais acontecimentos, frases, momentos que mais gostamos, e também abrimos o debate para que os fãs possam comentar o que aconteceu. E, como sempre, um último alerta óbvio: esse texto contém spoilers.

- Daenerys e Jon, acordo na discordância

Há tempos era um dos encontros mais esperados, especialmente pela infinidade de teorias que circulam sobre eles: se são parentes ou não, se ocorrerá uma história de amor entre eles apesar dos poucos capítulos que restam, e muito mais. Por enquanto, Daenerys recebeu o bastardo dos Stark. Ela como Rainha dos Sete Reinos, que lhe pede obediência e ajuda para derrotar Cersei. Ele como o Rei do Norte, sem ajoelhar-se e dizendo a ela que a ameaça vem do Norte: “Os mortos são o inimigo”. Como era de se esperar, não chegaram a um acordo, mas Tyrion foi capaz ao menos de fazer com que Daenerys permita a Jon ter acesso ao vidro de dragão que existe na ilha para a construção de armas para lutar contra os White Walkers, mesmo dizendo não acreditar nessa ameaça. “Reinará sobre um cemitério”, Jon diz a Daenerys. Enquanto isso vemos a sacerdotisa vermelha, Melisandre, evitando se encontrar com Jon e Sor Davos e com uma nova profecia: avisa que precisará ir embora, mas deverá voltar a Westeros, local onde ela morrerá.

Daenerys e Jon conversam.
Daenerys e Jon conversam.

O encontro, mesmo tenso, deixa a porta aberta a uma futura aliança, não há dúvida. E a primeira cena, passada a metade do episódio, em que se vê os dois protagonistas sozinhos conversando enquanto observam o voo dos dragões. Não sabemos se ocorrerá uma história de amor, mas respeito mútuo parece que sim. De certo modo, ao dar esse presentinho do vidro de dragão a Jon, Daenerys encontra uma forma de fazer justiça a um personagem que aos olhos dela, mesmo que não queira ser seu súdito, lutou honradamente para chegar onde está.

- Euron, o presunçoso

Vamos a King's Landing, onde Euron Greyjoy, após sua imponente vitória naval, entra na cidade a cavalo levando como prisioneiras Ellaria Sand e sua única filha sobrevivente e sua sobrinha Yara. É seu presente a Cersei, para que esta o aceite como seu marido. Mas Cersei, que o recebe sentada no Trono de Ferro, acaba com seu ímpeto ao dizer que a união não ocorrerá até a guerra ser totalmente vencida. Euron, tão exagerado como o vimos anteriormente, aceita a condição e continua com sua luta dialética com Jaime Lannister fazendo referências sexuais em relação a Cersei. Apesar desse acordo, mais tarde no capítulo Cersei vai ao encontro de seu irmão para retomar sua relação. Sim, volta a ocorrer sexo incestuoso entre os Lannister. Jaime, mais uma vez, se rende a sua irmã, que não oculta a relação de seus criados: “Sou a rainha, faço o que quiser”.

O desfile triunfal de Euron.
O desfile triunfal de Euron.

- O longo adeus

Com Ellaria e sua filha acorrentadas nas paredes da mesma cela, Cersei faz justiça e se vinga do assassinato de sua filha Myrcella cometido pelas Serpentes da Areia. E o faz deleitando-se ao seu estilo. Com um beijo da morte, envenena a filha de Ellaria com o mesmo veneno com o qual foi morta a filha dos Baratheon/Lannister. Esse veneno é conhecido como o Longo Adeus (The Long Goodbye): causa uma morte lenta. Cersei quer que Ellaria veja sua filha morrer sem pressa.

As Serpentes da Areia, prisioneiras em King's Landing.
As Serpentes da Areia, prisioneiras em King's Landing.

- As dívidas dos Lannister

Os Lannister sempre pagam suas dívidas, Cersei diz ao banqueiro de Braavos, que chega a King's Landing exigindo seu dinheiro e explorando a situação, analisando se vale a pena continuar apoiando a nova rainha na guerra. Cersei lhe pede duas semanas para devolver o empréstimo. Até o final do capítulo não veremos como conseguirá novos fundos para pagar suas dívidas...

- Reencontro à maneira do Norte

Em Winterfell, Sansa Stark, no comando do reino durante a viagem de Jon ao Sul (as viagens dos Stark ao Sul nunca acabam bem, como voltamos a ver nesse capítulo), demonstra seus dotes de comando. Estão preparando-se para o longo inverno com víveres e armas. Mindinho, que como sempre nunca se sabe quais são suas verdadeiras intenções, diz a ela que fique alerta a tudo, tanto às ameaças do Norte como às do Sul, para que ela esteja preparada a qualquer eventualidade, por mais inesperada que possa parecer. Mas a primeira surpresa ocorre imediatamente. Chega ao castelo seu irmão Bran, agora o Corvo de Três Olhos. Não se viam desde a primeira temporada. E é um encontro que pode parecer um pouco frio, à maneira do Norte. Bran é muito solene, e em sua solenidade explica a Sansa que apesar de ser o herdeiro de Winterfell deve recusar esse posto por sua nova posição como vidente, mas admite que ainda precisa aprender muito para dominar seu novo poder, com o que pode ver tudo o que aconteceu (sua irmã fica inquieta quando se dá conta de que ele conhece toda as humilhações que ela sofreu até então), tudo o que acontece e, de certa forma, tudo o que irá acontecer.

- O prêmio de Sam

Na Cidadela, Sor Jorah Mormont se curou de sua doença graças ao trabalho de Sam. Jorah diz a Sam que voltará para Daenerys, a quem deve a vida, da mesma forma que deve a ele. Sam lhe diz que os Mormont já o salvaram anteriormente. Serão Sam e Jorah parte do lubrificante que fará com que Jon e Daenerys entrem em acordo? O arquimeistre diz a Sam que ele deve ficar orgulhoso do que fez, uma cura que muitos tentaram e não conseguiram, mas que seu prêmio será não ser expulso. E como castigo, Sam deverá transcrever à mão um monte de livros antigos que estão se decompondo.

- A justiça da Rainha dos Espinhos

O plano de Tyrion e Daenerys de tomar Casterly Rock parece acabar bem. Verme Cinzento e seu exército tomam o bastião dos Lannister graças à elaboração de um plano estratégico por Tyrion pelo seu conhecimento dos meandros do lugar. Mas é um truque. Os Lannister permitiram que os Targaryen tomassem o castelo, que deixaram desabastecido, porque seu verdadeiro objetivo era ir ao sul e tomar Highgarden, um lugar cheio de riquezas que servirão para que os Lannister devolvam o dinheiro aos banqueiros de Braavos. Cersei planejou tudo. O exército Lannister, comandado por Jaime, toma a cidade quase sem resistência. Jaime encontra então Lady Olenna Redwyne, a Rainha dos Espinhos, em seus aposentos. Esta lhe pergunta como será sua morte. Jaime responde que Cersei queria fazer coisas horríveis com ela, mas que ele a dissuadiu e lhe oferece um veneno para que tenha uma morte indolor. Olenna o bebe, e chega sua grande despedida: conta a Jaime que foi ela e não Tyrion quem envenenou Joffrey e que espera que Cersei, “que é a peste” saiba disso.

Os últimos momentos da Rainha dos Espinhos.
Os últimos momentos da Rainha dos Espinhos.

Contagem de mortes no episódio 7x03:

Nesse episódio morreram muitos soldados Lannister, outros tantos Tyrell e alguns imaculados na tomada de Casterly Rock. Mas a morte importante, a maior desde o início dessa temporada, foi a de Olenna, a Rainha dos Espinhos. E o fez em uma grande cena, com um discurso muito forte, com o personagem utilizando sua maior arma, a dialética. E resta confirmar a morte da última filha de Ellaria, mas isso não foi mostrado.

Contagem de ressurreições:

No ano passado abrimos esse contador de ressurreições e tivemos algumas. Teremos também nesse ano? Não descartamos. Por enquanto, zero ressurreições, mas há uma referência à de Jon na sala do trono em Dragonstone. Mas a esperança continua.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_