_
_
_
_
_

“Fui retuitado pelo próprio Deus Imperador Trump”: quem é o criador do meme da CNN

Usuário do Reddit que se identifica com uma versão vulgar de Han Solo se autoproclama o autor da agressão virtual à CNN

Trump em um evento com simpatizantes.
Trump em um evento com simpatizantes.YURI GRIPAS (REUTERS)
Mais informações
Todas as mentiras do presidente Trump
Casa Branca diz ser vítima de notícias falsas e jornalista protesta: “Que absurdo!”
O desprezo às mulheres não passa fatura para Trump (nem para o seu partido)

Donald Trump dizia no sábado, em pleno ataque à imprensa, que está modernizando a presidência dos Estados Unidos graças ao uso que faz das redes sociais para chegar às suas bases. Falava de seguidores tão fanáticos como um usuário da plataforma Reddit que utiliza o codinome HanAssholeSolo. Esse indivíduo se autoproclama o autor do vídeo em que se vê o republicano em um combate de luta livre, enquanto agride virtualmente seu adversário com um logo da rede de televisão CNN cobrindo-lhe a cabeça.

Trump compartilhou a montagem desse usuário no começo de domingo talvez sem saber que seu histórico na Internet está recheado de mensagens racistas, homofóbicas, muito desagradáveis. Ele também idolatra o magnata. Por exemplo, comenta que se viajasse a Paris levaria “furadores” para se defender do ataque de um muçulmano. Em outra publicação brinca com colocar um gato em uma batedeira.

O vídeo original é de um evento em que Donald Trump, conhecido amante da luta livre, participou há uma década enfrentando Vince McMahon. A esposa do profissional, a propósito, é Linda McMahon, responsável pela agência que ajuda as pequenas e médias empresas. O jornal The Washington Post, após uma intensa busca para encontrar a origem do meme, afirma que Han é o responsável por colocar o logo no vídeo. “Não conseguimos encontrar outra versão”, diz o jornal.

A montagem com o vídeo foi publicada na quarta-feira. Han se gabou pela montagem divulgada por Trump no domingo. “Puxa, nunca imaginei que seria retuitado pelo próprio Deus Imperador”, exclama. O suposto autor, entretanto, explica que alguém colocou música e realizou outras alterações na versão publicada pelo presidente em sua conta pessoal.

Han chama a montagem de “Trump derruba as notícias falsas”. Os golpes na WrestleMania são de mentira, mas o fato de o presidente tê-la compartilhado em pleno ataque à imprensa é interpretado como uma incitação à violência. O histórico de Han ajuda a entender esse temor. O usuário não causou muito impacto com suas mensagens até que começou a participar de um grupo dedicado a ofender os que criticam o presidente Trump.

A publicação presidencial causou sensação entre os membros do grupo, que a viram como uma espécie de benção. “Confirma que Trump vê nossos memes”, é possível ler em um dos comentários, enquanto outros participantes elevam a figura do autor à altura de “lenda” por esse feito. Sua mensagem estará guardada para sempre no Arquivo Nacional. “Todos buscamos esse reconhecimento”, é possível ler nas mensagens da plataforma.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_