“Fui retuitado pelo próprio Deus Imperador Trump”: quem é o criador do meme da CNN
Usuário do Reddit que se identifica com uma versão vulgar de Han Solo se autoproclama o autor da agressão virtual à CNN

Donald Trump dizia no sábado, em pleno ataque à imprensa, que está modernizando a presidência dos Estados Unidos graças ao uso que faz das redes sociais para chegar às suas bases. Falava de seguidores tão fanáticos como um usuário da plataforma Reddit que utiliza o codinome HanAssholeSolo. Esse indivíduo se autoproclama o autor do vídeo em que se vê o republicano em um combate de luta livre, enquanto agride virtualmente seu adversário com um logo da rede de televisão CNN cobrindo-lhe a cabeça.
Trump compartilhou a montagem desse usuário no começo de domingo talvez sem saber que seu histórico na Internet está recheado de mensagens racistas, homofóbicas, muito desagradáveis. Ele também idolatra o magnata. Por exemplo, comenta que se viajasse a Paris levaria “furadores” para se defender do ataque de um muçulmano. Em outra publicação brinca com colocar um gato em uma batedeira.
#FraudNewsCNN #FNN pic.twitter.com/WYUnHjjUjg
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 2, 2017
O vídeo original é de um evento em que Donald Trump, conhecido amante da luta livre, participou há uma década enfrentando Vince McMahon. A esposa do profissional, a propósito, é Linda McMahon, responsável pela agência que ajuda as pequenas e médias empresas. O jornal The Washington Post, após uma intensa busca para encontrar a origem do meme, afirma que Han é o responsável por colocar o logo no vídeo. “Não conseguimos encontrar outra versão”, diz o jornal.
A montagem com o vídeo foi publicada na quarta-feira. Han se gabou pela montagem divulgada por Trump no domingo. “Puxa, nunca imaginei que seria retuitado pelo próprio Deus Imperador”, exclama. O suposto autor, entretanto, explica que alguém colocou música e realizou outras alterações na versão publicada pelo presidente em sua conta pessoal.
Han chama a montagem de “Trump derruba as notícias falsas”. Os golpes na WrestleMania são de mentira, mas o fato de o presidente tê-la compartilhado em pleno ataque à imprensa é interpretado como uma incitação à violência. O histórico de Han ajuda a entender esse temor. O usuário não causou muito impacto com suas mensagens até que começou a participar de um grupo dedicado a ofender os que criticam o presidente Trump.
A publicação presidencial causou sensação entre os membros do grupo, que a viram como uma espécie de benção. “Confirma que Trump vê nossos memes”, é possível ler em um dos comentários, enquanto outros participantes elevam a figura do autor à altura de “lenda” por esse feito. Sua mensagem estará guardada para sempre no Arquivo Nacional. “Todos buscamos esse reconhecimento”, é possível ler nas mensagens da plataforma.