_
_
_
_
_

Sobe para oito o número de mortos em explosão de mina ilegal na Colômbia

Equipes de socorro trabalham para resgatar cinco pessoas presas em jazida de carvão no centro do país

Ana Marcos
Mineiros e socorristas após a explosão de uma mina ilegal em Cundinamarca.
Mineiros e socorristas após a explosão de uma mina ilegal em Cundinamarca.LUIS ACOSTA (AFP)

Uma explosão em uma mina ilegal de carvão no município de Cucunubá, no Departamento de Cundinamarca, região central da Colômbia, provocou a morte de oito pessoas, e cinco estão desaparecidas, segundo informou a Agência Nacional de Mineração na madrugada deste sábado.

Mais informações
Medellín destruirá ‘quartel geral’ de Pablo Escobar
A cracolândia de Bogotá, dúvidas após um ano de intervenção policial no bairro
Colômbia investiga sequestro de jornalistas holandeses

Mais de 30 socorristas e sete engenheiros de salvamento em minas trabalham ininterruptamente no resgate na área desde a noite desta sexta-feira. O Governo de Cundinamarca informou em comunicado que a explosão pode ter ocorrido devido a um “acúmulo de gás metano”. Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de Cundinamarca, Álvaro Farfán, a explosão ocorreu às 16:40 (hora local), informou a Europa Press. Wilson García, diretor da Unidade Administrativa Especial para a Gestão do Risco de Desastres de Cundinamarca, destacou que um dos mortos é Freddy Romero, de 22 anos, que chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos. O funcionário disse que seis dos corpos foram encontrados durante a madrugada deste sábado e, até a publicação desta matéria ainda não haviam sido identificados.

Segundo as autoridades, o local do acidente é de difícil acesso, com a comunicação “bastante precária”. O processo de resgate é feito por escavação manual, em razão da impossibilidade de usar máquinas, por risco de desabamentos.

Em 2008, na mesma mina, um desabamento e uma explosão provocaram a morte de oito mineiros. Nos cinco primeiros meses de 2017 houve na Colômbia 28 emergências minerárias, que deixaram 23 mortos e 33 feridos, segundo dados da Agência Nacional de Minas. Desses acidentes, 60% ocorreram em minas de carvão. Em 2016, foram registradas 114 emergências minerárias, com saldo de 124 mortes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_