_
_
_
_
_

A historia do procurador dos 50.000 reais, nas palavras de Joesley Batista

Segundo o magnata da JBS, o advogado que foi apresentado para ele havia oferecido livre acesso ao juiz da Greenfield

No dia 27 de abril de 2017, o dono da JBS, Joesley Mendonça, foi prestar um depoimento complementar (por espontânea vontade) na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília. A razão do depoimento foi esclarecer porque ele havia dito, em conversa gravada com o presidente Michel Temer, que teria comprado um procurador por 50 mil reais mensais, além de dois juízes – todos integrantes da Operação Greenfield.

Mais informações
Agonia brasileira pede eleições diretas e antecipadas
5% para Temer, o preço a pagar por uma decisão do CADE segundo a JBS
Temer diz que fica e partidos aliados ameaçam debandada após delação da JBS
Em áudio, dono da JBS contou a Temer seu plano para “segurar” investigação

No depoimento, Joesley diz que em um momento inicial a história não passava de uma “bravata”, inspirada em coisas que o advogado Willer Tomaz, representante da JBS na Operação Greenfield, havia lhe dito. Contudo, com o passar dos dias, Joesley diz que teria percebido que o que Tomaz havia narrado – e que ele havia usado para contar sua “bravata” ao presidente Michel Temer – era algo que, de fato, estava acontecendo.

Segundo Joesley, o advogado Tomaz, que foi apresentado para ele por um conhecido, havia oferecido, dentre seus serviços, livre acesso ao juiz Ricardo Soares Leite, suplente da 10ª Vara, onde a Greenfield se desenrolava. O “serviço”, que estava inclusive determinado em contrato, nunca foi entregue. O que, de fato aconteceu, é que Tomaz tinha acesso a informações sigilosas da Greenfield por meio de um dos procuradores da operação, Ângelo Goulart Villela, que era seu amigo próximo.

O procurador Goulart Villela foi preso nesta quarta-feira, 18, e, segundo suspeita de Joesley, estava sendo comprado pelo advogado Tomaz. Segundo o dono da JBS, ele nunca deu o aval para que o advogado comprasse o procurador, mas teria baseado sua conversa com Temer – e consequentemente o que classificou como “bravata” – nesses fatos, já que Tomaz teria mencionado que daria uma “ajuda de custo” de 50 mil reais mensais para Goulart Vilella.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_