_
_
_
_
_

Obsessão com lenço durante visita de Merkel à Arábia Saudita é uma frivolidade

Nada no protocolo obriga as mandatárias a se cobrirem, e a polêmica desvia a atenção dos problemas reais

A chanceler alemã, Angela Merkel, com o rei saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud.
A chanceler alemã, Angela Merkel, com o rei saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud.BANDAR AL-JALOUD
Ángeles Espinosa

A chanceler alemã, Angela Merkel, sem dúvida o mais influente líder europeu (homem ou mulher), visita a Arábia Saudita, o mais importante (e ao mesmo tempo polêmico) aliado ocidental no mundo árabe. Manchete de vários meios de comunicação mundo afora: “Angela Merkel chega à Arábia Saudita sem lenço”. Tal despropósito revela tanto uma obsessão com o véu islâmico como uma frivolidade supina (além de machista) ao reduzir uma importante viagem de Estado ao mero formalismo.

Onde está escrito que uma mandatária estrangeira precisa cobrir a cabeça no Reino do Deserto? Merkel, que efetuava sua quarta visita oficial a esse país, nunca colocou o lenço, conforme se apressou em apontar, via Twitter, Joyce Karam, correspondente-chefe do Al Hayat em Washington. Tampouco o fizeram outras políticas, como a espanhola Ana Pastor quando era ministra de Fomento e a primeira-ministra britânica, Theresa May, no começo de abril.

Já abordei este assunto há dois anos por ocasião da viagem do então presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle. Desatou-se na época uma falsa polêmica entre quem considerava que a cabeleira exposta da primeira-dama era uma ofensa aos costumes locais, e quem a aplaudia como uma defesa das subjugadas sauditas. Não era nem uma coisa nem outra, mas o tema fez correrem rios de tinta.

Mais informações
“Na Arábia Saudita você necessita de um homem”
Razões para proibir o xadrez
As mulheres poderão votar pela primeira vez na Arábia Saudita

Não quero me repetir observando que as estrangeiras (ou melhor, as ocidentais) são poupadas do tratamento discriminatório dispensado às mulheres nativas, e que a vestimenta e a proibição de dirigir não são o principal problema das sauditas. Como já comentei em numerosos artigos desde minha primeira viagem a Arábia, em 1989, o mais grave é o sistema de tutela, que, nesse reino e em diferente medida também nos demais países da Península Arábica, transforma as mulheres em eternas menores, que passam a vida dependendo das vontades de um homem – o pai, o marido, um irmão e, às vezes, até um filho pequeno.

Amparadas nesse sistema patriarcal, as leis de família limitam seu direito à herança (só recebem a metade que seus irmãos), ao divórcio e a custódia dos filhos. Enquanto não conseguirem a igualdade jurídica com seus compatriotas homens, falar de véus e vestidos não deixará de ser uma distração.

Da mesma forma, a obsessão de alguns meios de comunicação com o lenço na viagem de Merkel não só banaliza o trabalho desta política como também estimula o receio contra mulheres que, por suas crenças religiosas, decidiram se cobrir. O que deveria ter sido destacado nas manchetes é se a chanceler alemã expressou aos seus interlocutores sauditas sua preocupação com a situação dos direitos humanos no reino em geral e das suas mulheres em particular, com a guerra no Iêmen ou com a demora nas reformas anunciadas. O resto nem sequer é mau jornalismo, é pura fofoca e, se não fosse irresponsável, nem sequer mereceria comentários.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_