México, EUA e Canadá preparam proposta para sediar a Copa de 2026
Presidente da Concacaf confirma proposta da volta da Copa do Mundo à América do Norte após 32 anos
A última vez em que a Copa do Mundo de futebol foi disputada na América do Norte foi em 1994. Naquela época, nos Estados Unidos, a seleção brasileira conquistou o quarto título dos cinco que possui. Eram os melhores anos de Dunga, Bebeto e Romário. Ao final deste ano, as confederações do México, Canadá e a norte-americana apresentarão uma candidatura para serem os anfitriões da Copa de 2016. Se for escolhida, será o primeiro torneio internacional de nações a ser jogado em três países diferentes.
O presidente da Concacaf, Victor Montagliani, confirmou ao jornal britânico The Guardian a proposta para sediar a Copa entre os países americanos. “A ideia existe há tempos, as discussões continuam e é uma proposta emocionante se der certo”. A intenção de se fazer uma tríplice aliança contrasta com o fator Donald Trump, que tenta levantar um muro na fronteira com o México e fechou a entrada às pessoas de países, em sua maioria, muçulmanos. “Quando se trata da Copa do Mundo, assim como nas Olimpíadas, qualquer equipe, incluindo torcedores e dirigentes dos países classificados, precisam ter acesso ao país”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA, em março.
“É importante que o futebol e os líderes se ocupem disso [as rígidas políticas migratórias] e as superem”, mencionou Montagliani ao jornalista David Conn e acrescentou “nós só recebemos comentários positivos sobre a proposta e é um sinal claro de que o futebol pode juntar países”.
O processo para receber a Copa de 2026 começará em junho desse ano até dezembro. A FIFA avaliará as sedes no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020. A decisão final será tomada no congresso em 2020.
Há um ano, surgiu na imprensa mexicana uma proposta dos dirigentes do futebol local para apresentar uma candidatura única para 2026; mas a proposta se diluiu e surgiu a possibilidade de organizá-la junto com os Estados Unidos e agora com o Canadá. A candidatura da América do Norte é lógica após a aprovação e ampliação de 32 a 48 equipes no maior torneio de seleções. As 80 partidas da competição serão divididas entre os três países.
Se a proposta for escolhida, o México organizará sua terceira Copa do Mundo, as duas anteriores foram em 1970, com a vitória do Brasil de Pelé e Carlos Alberto; e em 1986, com a glória de Diego Armando Maradona com a Argentina. O Canadá sediaria um Mundial apesar de só ter disputado o de 1986.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.