_
_
_
_

FIFA define como serão divididas as 48 vagas da Copa do Mundo a partir de 2026

Reunião da entidade máxima do futebol teve como destaque as novidades no sistema de repescagem

A América do Sul contará com seis vagas diretas à Copa.
A América do Sul contará com seis vagas diretas à Copa.MIGUEL SCHINCARIOL (AFP)
Mais informações
Messi é suspenso por quatro jogos após xingar juiz em partida contra o Chile
Um colosso sem rumo e sem alma

A FIFA divulgou em seu site, nesta quinta-feira, as recomendações definidas em uma reunião do Conselho sobre a distribuição das 48 vagas para a Copa do Mundo, sistema que estreará no Mundial de 2026. O encontro contou com Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol, e os mandatários de cada uma das seis confederações continentais. As decisões devem ser confirmadas em 9 de maio.

De acordo com o plano, serão 16 vagas diretas para a Europa, nove para a África, oito para a Ásia, seis para as Américas do Norte e Central, seis para a América do Sul e uma para a Oceania. A confederação do país que sediar a Copa perderá uma vaga.

Principais mudanças

- País-sede segue classificado automaticante, mas seu continente perde uma vaga direta.

- Repescagem contará com seis seleções para duas vagas: uma seleção do continente que sediará o Mundial e mais uma de cada das seguintes confederações: Conmebol, Concacaf, AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania).

- UEFA não terá vagas na repescagem, a não ser que um país europeu sedie a Copa.

- Repescagem será eliminatória, com as duas melhores seleções no ranking da FIFA entre as seis esperando os vencedores entre os quatro piores ranqueados.

- Primeiro teste da repescagem deve ser em novembro de 2025, valendo como um evento-teste para a Copa.

Portanto, com 46 das 48 vagas diretas, as duas restantes serão definidas em repescagens, que, com exceção feita à Europa, contarão com um representante de cada uma das cinco confederações restantes (Conmebol, Concacaf, AFC, CAF e OFC) e uma seleção da confederação do país-sede - neste caso, se a Copa ocorresse no Velho Continente, abriria-se uma exceção e os europeus ganhariam a vaga. Os duelos de repescagem serão disputados no país anfitrião do Mundial. Na primeira edição com este sistema, a repescagem deve acontecer em novembro de 2025, meses antes do torneio, e assim valeria como evento-teste.

Se a Copa do Mundo for sediada por mais de um país, como em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, a FIFA ainda decidirá se apenas uma seleção anfitriã se classificará, com as restantes disputando as Eliminatórias, ou todas terão vaga automática.

As 48 vagas da Copa

- 16 vagas para a Europa

- 9 para a África

- 8 para a Ásia

- 6 para Américas do Norte e Central

- 6 para a América do Sul

- 1 para a Oceania

- 2 para a repescagem

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_