_
_
_
_
_

FIFA aprova Mundial com 48 equipes para 2026

Copa do Mundo terá 16 grupos de três equipes cada um

O presidente da FIFA, Infantino, na reunião desta terça-feira.
O presidente da FIFA, Infantino, na reunião desta terça-feira.R. Sprich (REUTERS)

O comitê da FIFA aprovou por unanimidade nesta terça-feira a inclusão de mais 16 equipes nos Mundiais de futebol a partir de 2026. Assim, a Copa do Mundo passará de 32 para 48 equipes, organizadas em 16 grupos de 3 seleções nacionais. A proposta havia se tornado pública no final do ano passado e contava com simpatia de boa parte das federações de futebol. 

Mais informações
Gianni Infantino: "Tem cama para muita gente"
FIFA multa o México pela quinta vez por gritos homofóbicos
Gianni Infantino, da sombra ao trono do futebol mundial

Ainda não foram divulgados os detalhes a respeito da nova organização da competição. Resta saber quantas equipes passarão à rodada seguinte, se haverá oitavas de final ou dezesseis avos e outras questões.

Atualmente são jogadas 64 partidas, mas com o novo sistema esse número subirá para 80. A proposta original analisada pela FIFA sugeria uma segunda fase com um play-off de 32 equipes, ou seja, seriam classificadas duas equipes por grupo.

A iniciativa é vista com simpatia em diversas partes do mundo. Gianni Infantino, presidente da FIFA, já havia anunciado que numa Copa com 40 seleções a África poderia aumentar sua quota dos cinco países atuais para sete. Às federações sul-americanas ele prometeu uma vaga a mais – cinco fixas e uma sexta disputada em repescagem, em vez de quatro fixas e a quinta em repescagem contra outro continente.

A medida não repercute só no esporte. A FIFA estima que os lucros aumentarão em aproximadamente 1 bilhão de euros (3 bilhões de reais) com o novo torneio.

Em maio de 2022 se saberá onde será a Copa do Mundo de 2026. Atualmente, as seleções nacionais competem para se classificar para a Rússia 2018. A Copa de 2022 será no Catar.

O primeiro Mundial foi realizado no Uruguai em 1930 com 13 seleções, 12 e o anfitrião. A última modificação tinha sido em 1998 quando, pela primeira vez, 32 equipes disputavam a fase final divididas em oito grupos de quatro. Essa é a metodologia utilizada atualmente e a que se verá na Rússia em 2018 e no Catar em 2022. Em 1978, há menos de 40 anos, jogavam somente 16 equipes, divididas em quatro grupos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_