Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Qatar terá início em 21 de novembro
FIFA confirma data de abertura do Mundial, adiado para o inverno devido ao calor do país Blatter suspende coletiva de imprensa e foge de perguntas sobre a corrupção na FIFA
A Fifa confirmou nesta sexta-feira a data de início da Copa do Mundo de 2022, adiada para o inverno (hemisfério norte) devido às elevadas temperaturas do Qatar. O Mundial de futebol será realizado entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Apesar do anuncio, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, decidiu não aparecer e suspender a entrevista coletiva agendada para esta manhã, intuindo o quanto ela poderia ser incômoda para ele. Grande parte da imprensa internacional que se deslocara para ouvi-lo tinha preparado uma bateria de perguntas sobre os casos de corrupção que envolvem a FIFA, Blatter, sete altos executivos da organização que dirige o futebol mundial, além de seu braço direito, Jèrôme Valcke, o vice-presidente da instituição, que deixou o cargo na semana passada sob a acusação de ter instituído uma rede de venda de ingressos para a Copa no Brasil comercializados acima dos preços oficiais.
Essa seria a primeira vez que Blatter apareceria em uma coletiva de imprensa desde a erupção dos escândalos de corrupção denunciados pela procuradoria norte-americana e a justiça suíça, no final de maio. As denúncias levaram Blatter a recuar e a anunciar novas eleições, para as quais não se candidatará, apenas quatro dias depois de ter sido reeleito.
Inicialmente, estava previsto que Blatter se apresentaria diante dos jornalistas às duas horas da tarde (nove horas no Brasil); depois, ela foi atrasada e, por fim, sem qualquer explicação por parte da FIFA, suspensa. É a primeira vez que, depois da realização de uma reunião do Comitê Executivo, ninguém da entidade aparece. Blatter e a FIFAQ parecem ter adotado a tática de Ángel María Villar, de resistir em silêncio.
Dentre os assuntos investigados está a escolha das sedes dos mundiais de 2018 na Rússia e o de 2022 no Qatar. Quanto a este último evento, a FIFA confirmou que será disputado durante o inverno europeu e anunciou as datas. Feito o anúncio, resta saber como reagirão os clubes europeus diante de uma decisão que rompe com o calendário tradicional de todas as competições.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.