FIFA terá novo presidente em 26 de fevereiro
Joseph Blatter é alvo de protesto ao anunciar a data do congresso extraordinário
Joseph Blatter senta-se diante dos meios de comunicação para explicar as resoluções acertadas na reunião do Comitê Executivo da FIFA, e o show começa. Um manifestante, o comediante britânico Simon Brodkin, entrou na sala com um maço de dinheiro falso e jogou as notas contra o presidente da FIFA, que renunciou ao cargo. "Onde está minha segurança?", perguntou Blatter, que não pôde evitar a chuva de dólares que foi registrada pelas câmeras. "Primeiro temos que limpar a sala. Isso não tem nada a ver com o futebol. Voltarei em alguns instantes", disse, para se esquivar da situação.
O episódio tornou-se a metáfora da queda da associação de futebol, imersa em sucessivos escândalos de corrupção centrados na prisão de sete de seus dirigentes, no último 27 de maio, pelo FBI. Desde então, a reeleição de Blatter contra o príncipe jordaniano Ali Ben Hussein, a renúncia do dirigente suíço quatro dias depois, acuado diante de revelações nebulosas, a fuga de patrocinadores e a disputa política e econômica no âmbito mundial afetaram o organismo máximo do futebol.
"Estou muito feliz por estar aqui, porque mostra que estou vivo e que o tsunami que ocorreu depois de 27 de maio não me levou com ele. Mas, em 26 de fevereiro, a FIFA terá um novo presidente", anunciou Blatter, de 79 anos, no domingo em Zurique. "Quando deixar o cargo, vou me dedicar ao jornalismo de rádio", alfinetou. Depois de renunciar à reeleição, o suíço disse que a FIFA vai formar um grupo de trabalho de 11 pessoas para propor reformas destinadas a limpar a instituição com "controles de integridade" de seus membros. Dos sete dirigentes presos em Zurique em maio, seis permanecem detidos na Suíça à espera de extradição; outro dirigente, Jeff Web, foi entregue às autoridades norte-americanas.
Os candidatos para suceder Blatter incluem desde jogadores famosos, como Zico, até o presidente da UEFA, Michel Platini, e o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan. Em 26 de fevereiro, a FIFA colocará um ponto final a 17 anos da era Blatter.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.