Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

FIFA aprova Mundial com 48 equipes para 2026

Copa do Mundo terá 16 grupos de três equipes cada um

O presidente da FIFA, Infantino, na reunião desta terça-feira. REUTERS

O comitê da FIFA aprovou por unanimidade nesta terça-feira a inclusão de mais 16 equipes nos Mundiais de futebol a partir de 2026. Assim, a Copa do Mundo passará de 32 para 48 equipes, organizadas em 16 grupos de 3 seleções nacionais. A proposta havia se tornado pública no final do ano passado e contava com simpatia de boa parte das federações de futebol. 

Ainda não foram divulgados os detalhes a respeito da nova organização da competição. Resta saber quantas equipes passarão à rodada seguinte, se haverá oitavas de final ou dezesseis avos e outras questões.

Atualmente são jogadas 64 partidas, mas com o novo sistema esse número subirá para 80. A proposta original analisada pela FIFA sugeria uma segunda fase com um play-off de 32 equipes, ou seja, seriam classificadas duas equipes por grupo.

A iniciativa é vista com simpatia em diversas partes do mundo. Gianni Infantino, presidente da FIFA, já havia anunciado que numa Copa com 40 seleções a África poderia aumentar sua quota dos cinco países atuais para sete. Às federações sul-americanas ele prometeu uma vaga a mais – cinco fixas e uma sexta disputada em repescagem, em vez de quatro fixas e a quinta em repescagem contra outro continente.

A medida não repercute só no esporte. A FIFA estima que os lucros aumentarão em aproximadamente 1 bilhão de euros (3 bilhões de reais) com o novo torneio.

Em maio de 2022 se saberá onde será a Copa do Mundo de 2026. Atualmente, as seleções nacionais competem para se classificar para a Rússia 2018. A Copa de 2022 será no Catar.

O primeiro Mundial foi realizado no Uruguai em 1930 com 13 seleções, 12 e o anfitrião. A última modificação tinha sido em 1998 quando, pela primeira vez, 32 equipes disputavam a fase final divididas em oito grupos de quatro. Essa é a metodologia utilizada atualmente e a que se verá na Rússia em 2018 e no Catar em 2022. Em 1978, há menos de 40 anos, jogavam somente 16 equipes, divididas em quatro grupos.

MAIS INFORMAÇÕES