FIFA adverte Trump sobre a Copa do Mundo 2026
Infantino alerta sobre as dificuldades que pode gerar o veto migratório para uma possível candidatura
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse na quinta-feira que se os Estados Unidos quiserem apresentar sua candidatura para ser a sede da Copa do Mundo de 2026 deverão garantir a entrada de jogadores e torcedores de qualquer país, em referência ao veto do presidente norte-americano Donald Trump que quer proibir a entrada no país de cidadãos de sete países com maioria muçulmana.
“Estamos agora no processo de definir os requisitos da candidatura”, disse Infantino. “O que é óbvio é que quando se trata da Copa do Mundo, assim como nas Olimpíadas, qualquer equipe que tenha se classificado, incluindo os seus torcedores e toda a delegação, precisa ter acesso ao país”, acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre o decreto impulsionado pelo presidente norte-americano. "Se não (tiverem acesso), não há Copa. Isso não tem nada a ver com os Estados Unidos. É um critério geral", disse.
Estados Unidos, México e Canadá estão preparando uma proposta conjunta para serem anfitriões da Copa que será realizada em 2026 através da Concacaf, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. Naquele ano vai estrear o novo formato da disputa, com a participação de 48 seleções, em vez das 32 de agora.
Como a FIFA já descartou uma candidatura da Europa e da Ásia, a opção americana apresentada pela Concacaf é vista atualmente como a principal. Além disso, seu presidente, Victor Montagliani, disse há um mês que o muro decretado por Trump na fronteira com o México não significa um problema para a realização da Copa do Mundo nos dois países.
O decreto impulsionado por Trump veta a entrada nos Estados Unidos de cidadãos da Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália, Iêmen e Iraque. O presidente norte-americano também ameaçou deportar milhões de mexicanos, algo que colocaria em risco a candidatura conjunta.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.