_
_
_
_
_

Propaganda e aumento dos gastos: a estratégia de Macri para as eleições de agosto

Preocupado com as eleições legislativas, presidente da Argentina aposta no marketing político, incrementa o déficit e volta a permitir o pagamento em prestações

Carlos E. Cué
O presidente Mauricio Macri anuncia obras na cidade de Buenos Aires com o prefeito Horacio Rodríguez Larreta e a governadora María Eugenia Vidal.
O presidente Mauricio Macri anuncia obras na cidade de Buenos Aires com o prefeito Horacio Rodríguez Larreta e a governadora María Eugenia Vidal.Presidencia
Mais informações
Cristina Kirchner enfrenta seu primeiro julgamento por fraude ao Estado
Multidão sai às ruas na Argentina para apoiar greve de professores
Mauricio Macri, aplaudido no mundo e cada vez mais questionado na Argentina
Sindicatos argentinos anunciam a primeira greve nacional contra Macri
A crise econômica argentina já acabou?

Cristina Kirchner utilizou como ninguém uma ferramenta infalível na Argentina: a propaganda política no intervalo das partidas de futebol. Em um país onde até mesmo as avós acompanham a seleção, esses minutos de ouro eram aproveitados para a divulgação de vídeos propagandísticos da presidenta inaugurando obras. A ex-presidenta foi muito criticada por esse abuso. Mas nos últimos meses, com uma economia que não se recupera tão rápido como se esperava – apesar de já mostrar alguns dados positivos, como a primeira redução leve da pobreza – muita gente do entorno de Mauricio Macri lhe pedia para que aproveitasse a possibilidade que a lei oferece.

E ele finalmente fez isso na semana passada, ainda que a sua maneira. Um anúncio oficial do Governo sem narrador, somente com o som ambiente das máquinas trabalhando em várias estradas, e com a mensagem “fazendo o que é preciso fazer”, apareceu na partida entre Argentina e Chile na quinta-feira. Macri não aparece e não fala, ao contrário do que acontecia com Kirchner. Mas a estratégia é parecida. É o início de uma grande campanha para tentar se recuperar nas pesquisas e enfrentar um ano eleitoral muito complicado, que começa com as primárias em agosto e termina em outubro com a renovação de boa parte do Parlamento.

A campanha é somente um sintoma de que Macri entendeu que, para se ganhar na Argentina, é preciso usar algumas técnicas muito desenvolvidas pelo peronismo. O outro elemento fundamental é o gasto público. A tradição do país indica que nos anos eleitorais o gasto dispara, a economia sobe e o peso se valoriza. São os ímpares. E nos anos pares, já depois das eleições, ocorre desvalorização, o gasto público diminui e há recessão. É a Argentina em modo de altos e baixos, com eleições a cada dois anos, como costuma descrever Eduardo Levy Yeyati, um dos economistas mais escutados pelo Governo.

Levy Yeyati e outros insistem que é preciso romper esse ciclo em algum momento para sair da crise permanente. Mas tudo indica que, por enquanto, Macri manterá a tradição, porque vencer as eleições é o grande objetivo. Se as perder, os últimos dois anos de seu mandato serão um inferno. Por isso o gasto público, de acordo com dados oficiais, cresceu 64% em fevereiro comparado com o mesmo mês do ano anterior, quando Macri começou a realizar ajustes após chegar ao Governo e paralisou as obras públicas. O Governo justifica esse enorme aumento do gasto pelo “incremento na construção de casas populares, escolas e jardins, e transporte, como a ampliação da rede de rodovias e a melhoria dos trens”. Macri irá de inauguração em inauguração até as eleições. Na quarta-feira retornou rapidamente de uma viagem oficial à Holanda para inaugurar uma obra fundamental de oito milhões de dólares (25 milhões de reais): o terminal de transporte de Constitución, no sul de Buenos Aires, por onde passa por dia um milhão de pessoas. O engenheiro Macri responde com obras às críticas a sua escassa marca política. “Minha ideologia é a realização”, costuma repetir.

O presidente já está em campanha e usará tudo o que estiver ao seu alcance. “Macri precisará voltar a ser populista para vencer o populismo” ironiza Eduardo Fidanza, presidente do Poliarquía, um dos principais institutos de pesquisa do país. “As pessoas querem uma liderança mais forte por parte do presidente. Não me surpreenderia de vê-lo utilizar a cadeia nacional como Cristina Kirchner”. Cadeia nacional é como se chama na Argentina (assim como no Brasil) os discursos oficiais transmitidos obrigatoriamente por rádio e televisão. Macri renunciou ao seu uso, mas muitos pedem para que volte a fazê-lo. “Em fevereiro o Governo começou a mostrar pela primeira vez mais desaprovação do que aprovação. Estamos voltando ao cenário do segundo turno das eleições, quando Macri venceu por somente três pontos. Os 40% nas pesquisas nos dizem que ele tem dificuldades para chegar ao fim do mês. Cristina Kirchner tem uma imagem positiva de 46% na área metropolitana de Buenos Aires. Ainda assim acredito que Macri não terá muitas dificuldades porque mantém uma boa aprovação e o peronismo está dando um espetáculo muito feio de divisão e radicalismo”, afirma Fidanza.

A grande vantagem política de Macri continua sendo a divisão da oposição, que não consegue organizar a sucessão de Cristina Kirchner. Ela mantém uma enorme influência apesar de estar quase afastada – não tem nenhum cargo e mora em El Calafate, a 3.000 quilômetros de Buenos Aires, apesar de visitar com frequência a capital. Mas não é suficiente. Por isso o Governo colocou em andamento toda a máquina estatal para modificar um ambiente de grande preocupação no eleitorado macrista.

O último ponto dessa mudança é o dos pagamentos em prestações. Os argentinos, que sofrem a pior inflação da América Latina depois da Venezuela, estavam acostumados a pagar tudo em 12 e até 18 prestações. O kirchnerismo estabeleceu planos nos quais o Estado assumia o custo financeiro. Os tênis, por exemplo, são comprados a prazo. Com uma inflação de 40%, isso quer dizer que boa parte é financiada pelo Estado. É um dos motivos pelos quais são muito mais caros do que em outros países da região.

O Governo tentou há dois meses reduzir esses preços eliminando o conceito de “prestações sem juros”. Obrigou os comércios a deixarem claro qual era a taxa de juros paga por 18 prestações. Mas foi um fiasco. Os preços não caíram e o consumo estancou: os argentinos não estão preparados para renunciar a esse anabolizante das prestações. De modo que o Executivo decidiu voltar atrás e as prestações sem juros retornarão – com algumas modificações – e serão ampliados os programas de ajudas do Governo para promover o consumo e retomar o crescimento da economia em ano eleitoral.

Vale tudo para se conquistar o objetivo principal: vencer as eleições. Os macristas afirmam que não é somente questão de autodefesa: estão convencidos, e muitos investidores e até mesmo alguns peronistas como Eduardo Duhalde concordam, de que se Macri perder as eleições de outubro os investimentos estrangeiros nunca chegarão e a crise se agravará diante da fraqueza do Governo. Macri se movimenta, mas seus rivais também não estão quietos: na próxima semana, ao mesmo tempo em que se realiza em Buenos Aires o World Economic Forum com dirigentes de todo o mundo, ocorrerá uma greve geral de grandes proporções. Cada um joga à sua maneira visando as eleições de agosto.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_