Restaurante francês vive ‘boom’ de clientes após receber estrela Michelin por engano
Guia gastronômico se equivocou ao premiar um estabelecimento da cidade francesa de Bourges
O restaurante premiado por engano é um estabelecimento simples, que atrai trabalhadores locais com um prato do dia a 12,5 euros
O prestigiado guia gastronômico Michelin fez as reservas dispararem no Le Bouche À Oreille, uma modesta brasserie da pequena cidade de Bourges, na região central da França. A organização concedeu ao estabelecimento, por engano, uma de suas cobiçadas estrelas, que na verdade era destinada a um restaurante com o mesmo nome, localizado em uma rua de nome idêntico, mas em outra cidade. A falha foi corrigida na quarta-feira passada.
“Começamos a ficar lotados. Tenho clientes novos que querem mesas para três, quatro... e ao mesmo tempo, todos os fregueses habituais. O problema é que não tenho muito espaço e só quatro mãos”, explicou a proprietária, Verónique, ao jornal Le Parisien. O Le Bouche À Oreille é um restaurante simples que atrai trabalhadores locais com um prato do dia a 12,5 euros (cerca de 40 reais).
Mas depois que o Michelin lançou sua edição de 2017, a clientela começou a aumentar com os gourmets atraídos pela nova estrela. O restaurante que realmente deveria figurar no guia, o Le Bouche À Oreille da cidade de Boutervilliers — um estabelecimento com um menu degustação de 48 euros (cerca de 155 reais) e decoração refinada —, optou por levar o erro na esportiva.
“É um pequeno percalço sem prejuízo e que já foi corrigido. Nada grave! Chamei a gerente de Bourges e rimos da situação”, disse o chef Aymeric Dreux, acrescentando que um cliente chegou a perguntar se tinham mudado de endereço.
O guia Michelin admite que se tratou de um erro técnico que só afetou a informação publicada na internet, mas não a edição impressa nem o aplicativo. “Pedimos desculpas aos dois estabelecimentos e lamentamos ter confundido nossos clientes”, afirmou a diretora-geral dos mapas e guias do Michelin, Claire Dorland-Clauzel.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.