_
_
_
_
_

Wall Street sobe imune ao medo político de Trump

Expectativas de menos regulações e impostos se sobrepõem ao temor de uma guinada protecionista

Amanda Mars
Donald Trump, na sexta-feira.
Donald Trump, na sexta-feira.Sean Rayford (AFP)

Quando Donald Trump, contra os prognósticos da maioria das pesquisas, venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Wall Street começou a comemorar como costuma fazer: levando o dinheiro para passear, apertando o botão de compra e fazendo com que o preço das empresas subisse com alvoroço. O índice de ações industriais Dow Jones, que é a principal referência da Bolsa de Nova York e também o indicador mais seguido do mundo, se valorizou 10% desde então e atingiu seu recorde histórico de 20.000 pontos. Trump não estava entre as vacas sagradas do parque e havia despertado críticas de vários ganhadores do prêmio Nobel de Economia (também de diversos aspirantes a ele), mas esse showman e empresário metido a político acabou por despertar a euforia do mercado.

Mais informações
Pelo menos 65 restaurantes fecham em Washington no Dia Sem Imigrantes
O grampo telefônico que acuou Donald Trump
Protecionismo de Trump ameaça vendas latino-americanas para os EUA
Trump diz que a imprensa é desonesta e está “fora de controle”
Trump prepara ‘operação de limpeza’ em seus serviços de inteligência

Tem acontecido, ao menos até agora, um efeito Trump na Bolsa, apesar da sensação de desgoverno que Washington passa atualmente, com o escândalo russo no meio. As promessas de desregulação combinadas com uma redução de impostos generalizada e mais investimento em infraestrutura têm influenciado bem mais o ânimo dos corredores da Bolsa do que a guinada protecionista que também caracteriza o discurso do novo presidente dos EUA. O republicano tem aproveitado para capitalizar esse rali dos mercados: “A Bolsa atinge um novo recorde com os maiores ganhos contínuos em décadas. Existe um grau enorme de confiança e otimismo, inclusive antes da apresentação do plano fiscal”, disse na quinta-feira em sua conta na rede social Twitter.

O novo ritmo do parque, contudo, também se apoia no bom rumo da economia, que atravessa uma situação de pleno emprego e cresce de forma sustentada desde a Grande Recessão, ainda que a um ritmo muito lento: o PIB fechou 2016 com uma expansão de 1,6%, a mais tímida dos últimos cinco anos.

A questão agora é se o discurso econômico de Trump, a Trumpeconomia, continuará convencendo conforme irão se assentando as reformas e ações concretas. Também falta saber qual efeito de contrapeso pode chegar a causar uma alta da taxa de juros pelo Federal Reserve –o banco central norte-americano, que estabelece a política monetária do país–, o que encarece o preço do dinheiro e dos empréstimo.

Há quem nesses dias, a partir das fileiras trumpianas, tenha falado que os EUA assistem à maior onda de desregulação e redução de impostos desde Reagan. Mas o freio ao comércio costuma se traduzir em mais tarifas alfandegárias e essas, junto com os vetos à imigração, podem prejudicar o crescimento.

O primeiro sinal concreto, a saída do Tratado Comercial do Pacífico, não freou a festa dos mercados porque se tratava de um acordo já ferido de morte. No entanto, o primeiro passo para reduzir a regulação bancária se deixou notar na cotação dos bancos em forma de dólar, no preço que o bancos são negociados na Bolsa. Em 3 de fevereiro Trump assinou dois decretos com os quais, em grosso modo, começou a revogar a chamada Lei Dodd-Frank, que o ex-presidente Barack Obama apresentou após a queda do Lehman Brothers para apertar o controle sobre o sistema bancário e evitar os desmandos da grande crise financeira

Desde as eleições, em 8 de novembro, os bancos acumulavam uma revalorização de 25% graças à expectativa de menos regulação. O gigante Goldman Sachs, o banco de onde saíram ocupantes de vários altos cargos do Governo Trump, disparou 29% desde então.

Apesar de algumas sessões com leves quedas (com a de sexta-feira), o Dow Jones parece comodamente instalado sobre a barreira dos 20.000 pontos. Enquanto o mundo parece à beira de um ataque de nervos pela chegada ao poder de um homem vociferante, heterodoxo e imprevisível, em Wall Street se faz outro tipo de cálculos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_