_
_
_
_

FGTS: prazo, calendário e tudo que você precisa para sacar seu dinheiro

Saque do FGTS começa nesta sexta-feira, 10 de março, para nascidos em janeiro e fevereiro

Fila na agência da Caixa no centro de São Paulo nesta sexta-feira.
Fila na agência da Caixa no centro de São Paulo nesta sexta-feira.DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Governo libera a partir desta sexta-feira, 10 de março, os saques de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – prometida pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado para aliviar o bolso dos brasileiros em 2017. Em tempos de recessão econômica, a medida (MP 763/16) deverá beneficiar 30,2 milhões de trabalhadores e injetar cerca de 30 bilhões de reais na economia, segundo as autoridades. As agências da Caixa Econômica Federal abriram antecipadamente, às 8h (horário de Brasília), e já registravam filas.

Os saques acontecerão por fases, de acordo com a data de aniversário dos beneficiários. Os primeiros a sacar serão os nascidos em janeiro e fevereiro. Neste mês, em todo o país, cerca de 4,8 milhões de beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro têm direito a sacar o FGTS de contas inativas.

Mais informações
Empresários se desdobram para driblar quase dois anos de crise no Brasil
Acossado por Lava Jato, Temer lança minipacote econômico
Temer reage à crise com medidas para aliviar o bolso do brasileiro em 2017
Temer reage à crise com medidas para aliviar o bolso do brasileiro em 2017
FGTS vai distribuir lucro, mas 73% dos brasileiros vão ganhar até 10 reais

Nascidos em março, abril e maio sacam a partir de 10 de abril. Em 12 de maio, será a vez dos nascidos em junho, julho e agosto. Nascidos em setembro, outubro, novembro sacam a partir de 16 em junho. Por fim, nascidos em dezembro têm acesso ao dinheiro a partir de 14 de julho.

A regra anterior era de que só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Agora, será liberado o saldo total das contas do FGTS vinculadas a contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015, em que o trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa. O site da Caixa detalha o calendário de saques, esclarece as dúvidas e oferece um sistema de consulta online para quem quer saber se têm valores a receber – e quais são eles. Os esclarecimentos também serão prestados diretamente nas agências, que abrirão duas horas mais cedo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Mais da metade das pessoas tem, no máximo, 500 reais para sacar, segundo o Governo. Outros 24% têm saldo entre 500 e 1.500. Os dois grupos representam 80% do total de pessoas com direito a sacar o dinheiro. Os demais têm mais de 1.500 a receber. Vale lembrar que os trabalhadores não podem sacar o FGTS de uma conta ativa (que ainda recebem depósitos do empregador atual). Quem está empregado no momento, mas possui contas inativas relativas a outros empregos, pode sacar os valores devidos – desde que o afastamento do emprego anterior tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2015.

Aquele que desejar deixar o dinheiro da conta inativa FGTS onde ele está poderá fazer isso, mas os especialistas opinam que se houver dívidas pendentes, é mais vantajoso usá-lo para pagá-las ou deslocá-lo para aplicações mais rentáveis. O FGTS rende menos (3% ao ano mais a taxa referencial - TR) que a poupança – já considerada um investimento pouco rentável (6,7% mais TR).

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_