_
_
_
_

Novo estádio do Atlético de Madrid se chamará Wanda Metropolitano

Enrique Cerezo anuncia o novo nome do La Peineta. Distintivo do clube também será alterado

Imagem virtual do Wanda Metropolitano, o novo estádio do Atlético de Madrid.
Imagem virtual do Wanda Metropolitano, o novo estádio do Atlético de Madrid.
Mais informações
O Atlético, led a led em seu novo estádio
Torcida do Atlético lembra de seu primeiro dia no Vicente Calderón

O Atlético de Madrid rebatizou seu novo estádio com o nome de Wanda Metropolitano. É para lá que o clube irá se mudar, deixando o Vicente Calderón, se as obras tiverem os prazos cumpridos, na temporada de 2017-2018. O lugar conhecido até hoje como La Peineta, com capacidade para 67.000 espectadores, ganhará, assim, o nome do velho estádio do clube, que recebeu os jogos do Atlético até 1966, quando o Calderón foi inaugurado. Também haverá mudança no distintivo do time: será mais arredondado, para lembrar o primeiro que utilizou em toda a sua história, e o contorno será azul.

“Com o acordo que concluímos hoje em Pequim, vamos estreitar ainda mais a colaboração do Wanda”, disse Enrique Cerezo, nesta sexta-feira, durante o evento preparado para o anúncio do novo nome.

Em uma cerimônia carregada de emoção, com a sala VIP do Vicente Calderón lotada, o Atlético começou a se despedir do Mazanares. Uma retrospectiva histórica com fotografias de momentos marcantes do clube em sua casa atraiu a atenção dos 350 presentes. Sócios, jogadores, diretores, operários da obra, todos se reuniram para ouvir qual será o nome do novo estádio, até hoje conhecido como La Peineta.

“O protagonista, hoje, é o Atlético de Madrid. Temos orgulho do nosso clube. Vivemos um dos melhores momentos da nossa história. Mais de 30.000 sócios reservaram lugares em nossa nova casa”, afirmou o presidente do clube.

O atacante Fernando Torres, também presente, expos suas impressões: “É um belo gesto do novo dirigente. Ter pensado nesse nome foi uma coisa emocionante. Lembro de meu avô e de minha mãe falarem para mim do Metropolitano. Não poderia haver nome melhor. É claro que hoje em dia é preciso estar em parceria com alguém. Para nós, atleticanos, é um nome que emociona muito”.

Quando a mudança do Vicente Calderón foi confirmada, houve vários candidatos interessados em patrocinar o novo estádio do Atlético de Madrid. Meses atrás, o clube fez uma primeira seleção, escolhendo três finalistas. Wanda, que, além de tudo, é dono de 20% do clube, era um deles.

O proprietário do grupo Wanda, Wang JianLin, de 62 anos, ocupa o 19º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo. Sua fortuna é estimada em 30 bilhões de euros (106 bilhões de reais), segundo dados da Bloomberg. A empresa, que tem sede em Pequim, tem interesse sobretudo no setor imobiliário, mas possui investimentos também em turismo, hotelaria e entretenimento, em especial no cinema.

A tendência de haver patrocínios para estádios se ampliou internacionalmente. As marcas querem ter seus nomes associados a lugares que garantem grande afluência de público. O do Arsenal se chama Emirates Stadium, o do Manchester City, Etihad; o do Bayern de Munique, Allianz Arena. A lista é longa. Não é algo tão comum no futebol espanhol, onde somente o Osasuna (Reyno de Navarra) e o Mallorca (Iberostar e ONO) assinaram contratos de patrocínio para seus estádios.

Com o Wanda, o Atlético de Madrid, segundo seu presidente, busca obter uma presença internacional mais forte. “Vejo o Wanda como um parceiro estratégico, mais do que financeiro. Sua globalização nos aproxima mais da globalização do próprio futebol”. A equipe tentará não perder sua identidade, apesar do novo nome. Foi o que o técnico Diego Simeone procurou deixar claro: “Este é um dia especial. Estamos vivendo esse momento com nostalgia e emoção. Tudo o que se podia dizer já foi dito. Agora, precisamos ganhar no domingo, só isso”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_