O Atlético, led a led em seu novo estádio
Futura casa dos colchoneros será a primeira do mundo a utilizar esse tipo de lâmpada na sua iluminação
“Teremos o melhor estádio da Europa”, costuma dizer Enrique Cerezo sobre o futuro campo do Atlético de Madrid. Nota-se na linguagem do presidente alvirrubro que a mudança de casa lhe preocupa, especialmente pelo desagrado que produz em um amplo setor dos sócios. “Terá acessos incomparáveis”, salientou no programa de rádio El Larguero na segunda-feira. Por enquanto, e a julgar pelo estágio atual das obras, o estádio La Peineta (nome provisório, que alude a um adorno de cabelos típico da Espanha) continua sem um acesso de metrô que leve até dentro do estádio, como previa o projeto.
336 projetores permitirão a mudança de cor do estádio.
O que é haverá com certeza é um sistema de iluminação sem igual na Europa. O Atlético e a empresa Phillips Lighting da Espanha apresentaram na quarta-feira um projeto composto por luzes LED que até agora não existe em nenhum outro estádio do continente. As lâmpadas desse tipo oferecem um baixo consumo energético e um maior tempo de vida, além de “acenderem e apagarem quase de imediato”, disse Josep Martí, presidente da companhia holandesa.
A iluminação LED, composta por 336 projetores, permitirá a mudança de cor das luzes, o que poderá servir para tingir o estádio com as cores da equipe e a cada gol durante os jogos. “Esta iluminação estará presente tanto no interior do estádio como na fachada frontal e na cobertura suspensa”, contou Martí. A tecnologia, que cumpre os requisitos do Campeonato Espanhol, da UEFA e da FIFA, estará presente também sobre a cobertura do estádio, que terá um sistema de iluminação dinâmica com mais de 16 milhões de cores, permitindo criar espetáculos luminosos em interação com a iluminação da fachada.
A inauguração do estádio, que substituirá o Vicente Calderón, com capacidade para 67.000 espectadores, está prevista para a temporada de 2017-2018, apesar das últimas divergências do Atlético com a prefeitura e o Governo regional de Madri.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.