O tributo à Chapecoense nas redes sociais
Hashtags #Chapecoense, #ForçaChape e “FuerzaChapeco, sobre o acidente aéreo, são ‘tendências’ mundiais no Twitter

O avião que levava os integrantes da equipe brasileira de futebol Chapecoense sofreu na noite desta segunda-feira um acidente perto do aeroporto José María Córdova de Medellín (Colômbia). Foram confirmadas as mortes de 75 das 81 pessoas que estavam a bordo. As redes sociais expressaram condolências e expuseram demonstrações de apoio diante do trágico acontecimento.
A Chapecoense viajava à Colômbia para disputar o jogo de ida da final da Copa Sul-americana contra o time local do Atlético Nacional. Trata-se de um clube jovem, fundado em 1973, que representa a cidade de Chapecó, que tem cerca de 210.000 habitantes. As várias homenagens no Twitter se reproduzem com as hashtags #Chapecoense, #ForçaChape e #FuerzaChapeco, que são trending topic em nível internacional.
A primeira homenagem no Twitter provém da conta do próprio clube, que compartilha a comemoração no vestiário logo após a classificação do time para a final da Copa, apenas cinco dias antes do acidente.
Que essa seja a última imagem dos nosso guerreiros.#ForçaChape pic.twitter.com/Q1ZxF5h4sV
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) November 29, 2016
Um dos vídeos que tem sido mais compartilhado é o da torcida do time orando e cantando pelos mortos.
Alguns tuítes lembram a impressionante trajetória esportiva do clube, que em apenas sete anos subiu das séries inferiores para a elite do futebol, chegando a disputar a Copa Sul-americana. Lembram também a equipe titular que conseguiu chegar à final, feito festejado pelos torcedores como um pequeno milagre.
2009 D
— Tincho Pappa (@Tinchopappa) November 29, 2016
2012 C
2013 B
2014 A
2016 FINAL DE LA COPA SUDAMERICANA.
Equipo de luchadores q subieron hasta el cielo #Chapecoense #QEPD
O chargista Omar Momani, especializado em futebol, compartilhou uma ilustração que homenageia a Chapecoense e que se tornou uma imagem recorrente nas últimas horas. O post original foi retuitado mais de 6.000 vezes.
Sad day for football#Chapecoense #ForçaChape pic.twitter.com/nnpqtFXv6X
— Omar Momani (@omomani) November 29, 2016
Outra cena que tem estado entre as mais compartilhadas pelos usuários das redes sociais é a do vestiário da Chapecoense quase deserto, com um altar instalado nele e com alguns dos integrantes da equipe que não viajaram para a Colômbia. O argentino Alejandro Martinuccio, que não pôde participar da final por causa de uma lesão, pediu por meio de seu perfil que todos orem por seus colegas.
Hoy todos somos #Chapecoense #ForcaChapecoense pic.twitter.com/5ydtBMs2x1
— El Indignado (@_elindignado) November 29, 2016
Recen por mis compañeros por favor 🙏
— AlejandroMartinuccio (@AMartinuccio87) November 29, 2016
O time que seria o seu adversário, o Atlético Nacional, compartilhou no Twitter o escudo da equipe brasileira em branco e preto. Pediu, também, que a taça do torneio seja dada para a Chapecoense. Uma página de seguidores do clube colombiano publicou uma homenagem aos brasileiros que já foi retuitada mais de 31.000 vezes.
#ForcaChapecoense pic.twitter.com/XB2xlXCrw1
— Atlético Nacional (@nacionaloficial) November 29, 2016
Vinieron por un sueño, parten como leyendas. #Chapecoense pic.twitter.com/SBRgcCUxbV
— Atlético Nacional Mi Pasión (@atlnacionalcol) November 29, 2016
Quase todos os grandes clubes de futebol do mundo reagiram diante da notícia compartilhando o escudo da equipe brasileira. O Barcelona e o Real Madrid decidiram compartilhar uma imagem de seus elencos fazendo um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente.
Before training the team held a minutes silence for the victims of the @ChapecoenseReal tragedy in Colombia pic.twitter.com/tjC3JsrWzs
— FC Barcelona (@FCBarcelona) November 29, 2016
Minuto de silencio por las víctimas del accidente aéreo en Colombia.https://t.co/falHrCJv4k#RealMadrid #RMCity pic.twitter.com/waqMW5TCQW
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) November 29, 2016
Nuestra solidaridad está con todas las víctimas y sus familiares. Siempre serán recordados.#Chapecoense pic.twitter.com/Wsw3GuFwmE
— Selección Nacional (@miseleccionmx) November 29, 2016