Episódio de ‘Os Simpsons’ previu a vitória de Trump há 16 anos
A parte boa é que Lisa será presidenta em 2030
É o episódio 17 da 11ª temporada de Os Simpsons. Foi ao ar em 2000. É ambientado em um futuro que, 16 anos atrás, nos parecia quase de ficção científica: Lisa é eleita presidenta dos Estados Unidos e recebe de Trump um país quebrado.
Lisa diz “herdamos um grande rombo orçamentário do presidente Trump” e, em seguida, pergunta o motivo a Milhouse. “Você se lembra quando o Governo anterior quis investir nas crianças do país? Foi um grande erro”.
Esse episódio foi relembrado ao longo da campanha, mas só se confirmou que era realmente profético quando foram divulgados os resultados das eleições, por isso voltou a ser comentado nas redes sociais. A primeira parte já se cumpriu: Trump é presidente. Faltam a segunda, que ele quebre o país, e a terceira, que uma mulher chegue à Casa Branca, coisa que parecia mais fácil até a noite da terça-feira.
Dan Greaney, roteirista do episódio, já declarou ao The Hollywood Reporter que essa frase era uma advertência. “Parecia o último passo lógico antes de chegar ao fundo do poço. Foi proposto porque era coerente com a imagem dos Estados Unidos enlouquecendo”. Além disso, suceder Trump punha Lisa assumindo um governo com problemas demais para serem resolvidos.
Não é a única vez que Os Simpsons se fixaram no presidente eleito: em 2015 fizeram um clipe para o YouTube em que Homer cobrava para participar de um comício do candidato. Circula uma imagem desse vídeo que também foi vista como premonitoria, em que o então candidato republicano aparece em uma escada rolante. Mas, nesse caso, o quadro foi feito com base em uma cena real e anterior.
Em julho publicaram outro curta, também no Youtube, em que o casal tenta decidir quem será seu candidato. Marge consegue convencer Homer a votar na candidata democrata, mas como se viu na noite desta terça-feira, isso não foi suficiente.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.