Seleccione Edição
Login

Os condomínios verticais paulistanos

Ensaio do fotógrafo Tuca Vieira retrata um modo de habitar disseminado na capital paulista

  • "Pesquisas mostram que apesar do que uma primeira impressão pode passar, um quarteirão ocupado com sobrados pode ser mais denso do que um quarteirão com duas torres residenciais". Foto em Interlagos.
    1"Pesquisas mostram que apesar do que uma primeira impressão pode passar, um quarteirão ocupado com sobrados pode ser mais denso do que um quarteirão com duas torres residenciais". Foto em Interlagos.
  • "Condomínios também são geradores de insegurança porque todos os serviços e instalações oferecidas precisam de muito espaço para se viabilizarem, o que produz quarteirões inteiros murados, onde o pedestre não tem motivo para passar, fazendo das calçadas lugares desertos". Foto no bairro de São Pedro, em Osasco.
    2"Condomínios também são geradores de insegurança porque todos os serviços e instalações oferecidas precisam de muito espaço para se viabilizarem, o que produz quarteirões inteiros murados, onde o pedestre não tem motivo para passar, fazendo das calçadas lugares desertos". Foto no bairro de São Pedro, em Osasco.
  • "O condomínio interrompe o tecido urbano, fazendo com que a circulação de pedestres seja menor e o número de encontros na e trocas na rua também". Foto no bairro da Água Branca.
    3"O condomínio interrompe o tecido urbano, fazendo com que a circulação de pedestres seja menor e o número de encontros na e trocas na rua também". Foto no bairro da Água Branca.
  • "O condomínio faz com que as pessoas só andem de carro, reforçando uma característica já cruel das cidades brasileiras que é um modelo de deslocamento voltado para o transporte individual e não coletivo". Foto na Zona Norte, SP.
    4"O condomínio faz com que as pessoas só andem de carro, reforçando uma característica já cruel das cidades brasileiras que é um modelo de deslocamento voltado para o transporte individual e não coletivo". Foto na Zona Norte, SP.
  • "Estudo mostra que apesar dos 28 mil edifícios de apartamentos de São Paulo, a cidade tem uma densidade relativamente baixa". Foto no bairro dos Jardins.
    5"Estudo mostra que apesar dos 28 mil edifícios de apartamentos de São Paulo, a cidade tem uma densidade relativamente baixa". Foto no bairro dos Jardins.
  • "Não é questão de ser contra o mercado imobiliário, mas é importante mostrar que o modelo de moradia vendido hoje, que é baseado no marketing da segurança e no conforto proporcionado pelos serviços oferecidos, está produzindo cidades insustentáveis”. Foto no bairro da Aclimação.
    6"Não é questão de ser contra o mercado imobiliário, mas é importante mostrar que o modelo de moradia vendido hoje, que é baseado no marketing da segurança e no conforto proporcionado pelos serviços oferecidos, está produzindo cidades insustentáveis”. Foto no bairro da Aclimação.
  • "A fuga do adensamento trouxe ainda um espraiamento para a cidade, que, em tudo, foi interessante para as construtoras que puderam explorar cada vez mais terrenos". Foto no bairro Jardim Anália Franco.
    7"A fuga do adensamento trouxe ainda um espraiamento para a cidade, que, em tudo, foi interessante para as construtoras que puderam explorar cada vez mais terrenos". Foto no bairro Jardim Anália Franco.
  • "Os condomínios geram desigualdade, argumentam os especialistas, porque concentram apenas pessoas de um mesmo poder aquisitivo convivendo entre si". Foto no bairro de Paraisópolis.
    8"Os condomínios geram desigualdade, argumentam os especialistas, porque concentram apenas pessoas de um mesmo poder aquisitivo convivendo entre si". Foto no bairro de Paraisópolis.