Esses são os absurdos que seu filho irá comer no Halloween

Ao invés de “gostosuras ou travessuras” seria melhor dizer “travessuras ou açúcares, amido, dextrina e azeite de palma”. E não seria um exagero. Mas... é o que as pessoas gostam!

  • Halloween
    1Se existe uma festa das ‘guloseimas’, é o Halloween. O sucesso desses ‘manjares’ está nos estimulantes sabores, doces e de frutas, conseguidos à base de açúcares adicionados e xaropes de glicose que vêm da beterraba, da palma, do milho, da cana de açúcar e do coco, e que causa em muitas pessoas um vício desmesurado. Mas que não nos enganem com seus cantos de sereia: “Não existe ingestão diária recomendada desses doces, já que são produtos artificiais que só nos fornecem açúcares simples e nenhum valor nutricional saudável”. Como explica Cristina Echevarría, dietista-nutricionista no Instituto d’ Educación Nutricional Alimenta’t, “o açúcar que consumimos deve vir de alimentos nutricionalmente ricos como as frutas que, além de proporcionar glicose, contêm muitas vitaminas benéficas para nosso organismo. Ou dos laticínios, que nos fornecem cálcio. Os doces só devem ser consumidos ocasionalmente”. “De modo que, se for consumi-los, antes de tudo moderação, especialmente com as crianças, já que estão ligados ao sobrepeso e obesidade”, diz Vanesa Rus, dietista-nutricionista da Alimmenta. Para agir com conhecimento de causa, aqui vai uma tradução nutricional das guloseimas mais populares:
  • Balas de goma: Cem gramas dessas guloseimas contêm 304 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono dos quais 62 são açúcares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 25 gramas de açúcar diários para adultos, e 17g para crianças menores. Ler as informações nutricionais dos alimentos é essencial se você quer levar uma vida saudável, mas não é fácil, principalmente quando se trata de saber o recomendável para os mais novos: uma informação nutricional inclui o valor energético (calorias) que cada 100 gramas ou mililitros do produto fornece, assim como a porcentagem que representa sobre a ingestão diária recomendada (IDR). Mas cuidado: esta usa como referência o que teoricamente deveria consumir uma mulher adulta, 2000 calorias, um número que pode causar enganos no caso de produtos destinados às crianças.
    2Balas de goma Balas de goma: Cem gramas dessas guloseimas contêm 304 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono dos quais 62 são açúcares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 25 gramas de açúcar diários para adultos, e 17g para crianças menores. Ler as informações nutricionais dos alimentos é essencial se você quer levar uma vida saudável, mas não é fácil, principalmente quando se trata de saber o recomendável para os mais novos: uma informação nutricional inclui o valor energético (calorias) que cada 100 gramas ou mililitros do produto fornece, assim como a porcentagem que representa sobre a ingestão diária recomendada (IDR). Mas cuidado: esta usa como referência o que teoricamente deveria consumir uma mulher adulta, 2000 calorias, um número que pode causar enganos no caso de produtos destinados às crianças.
  • Balas de gelatina: Os simpáticos ursinhos são, como diz uma das marcas que os comercializam, “balas de goma com sabor de frutas”. Contêm dextrose, uma forma química de glicose (açúcar). “Favorece a médio-longo prazo o surgimento do diabete mellitus de tipo 2 e a obesidade. Deve ser evitado na alimentação, como outros tipos de açúcares de absorção rápida, com exceção dos presentes de forma natural em frutas e laticínios”, explica Luis Miguel Luengo, porta-voz da área de Nutrição da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN) e doutor do Hospital Universitário Infanta Cristina (Badajoz). Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a possível toxicidade dessa substância química ainda está sendo estudada. E depois, surpresa!: contém sal. Não em grande medida (0,07%), mas que entra na ingestão de sal diária (a OMS recomenda um máximo de 5 gramas por dia). O certo é que para igualar as calorias de 100 gramas de ursinhos seria preciso tomar sete copos de suco de laranja.
    3Balas de gelatina Balas de gelatina: Os simpáticos ursinhos são, como diz uma das marcas que os comercializam, “balas de goma com sabor de frutas”. Contêm dextrose, uma forma química de glicose (açúcar). “Favorece a médio-longo prazo o surgimento do diabete mellitus de tipo 2 e a obesidade. Deve ser evitado na alimentação, como outros tipos de açúcares de absorção rápida, com exceção dos presentes de forma natural em frutas e laticínios”, explica Luis Miguel Luengo, porta-voz da área de Nutrição da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN) e doutor do Hospital Universitário Infanta Cristina (Badajoz). Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a possível toxicidade dessa substância química ainda está sendo estudada. E depois, surpresa!: contém sal. Não em grande medida (0,07%), mas que entra na ingestão de sal diária (a OMS recomenda um máximo de 5 gramas por dia). O certo é que para igualar as calorias de 100 gramas de ursinhos seria preciso tomar sete copos de suco de laranja.
  • Balas de goma cobertas de açúcar: Você gosta de colocar ketchup na comida? Tudo bem, mas imagine tomar um pote e meio desse molho de uma vez. Terá igualado o conteúdo em açúcar de 100 gramas dessas guloseimas frutadas (concretamente 83,5g e 344 quilocalorias), comercializadas de diversas formas: refrigerantes, corações, etc. Entre seus ingredientes está o amido modificado de açúcar. Um tipo de amido modificado quimicamente para tornar os produtos mais resistentes ao calor e à refrigeração. “É uma forma de preservar a estabilidade do alimento em questão”, diz Roberto Cabo Moreta, farmacologista, nutricionista e coautor do livro A Dieta Alea (Ed. Planeta, 2015). Também contêm gelatina de porco, que segundo a PETA é obtida “a partir da pele, tendões, ligamentos eou ossos de porco, com água”. Dado que lhe interessará se você for vegetariano.
    4Balas de goma cobertas de açúcar Balas de goma cobertas de açúcar: Você gosta de colocar ketchup na comida? Tudo bem, mas imagine tomar um pote e meio desse molho de uma vez. Terá igualado o conteúdo em açúcar de 100 gramas dessas guloseimas frutadas (concretamente 83,5g e 344 quilocalorias), comercializadas de diversas formas: refrigerantes, corações, etc. Entre seus ingredientes está o amido modificado de açúcar. Um tipo de amido modificado quimicamente para tornar os produtos mais resistentes ao calor e à refrigeração. “É uma forma de preservar a estabilidade do alimento em questão”, diz Roberto Cabo Moreta, farmacologista, nutricionista e coautor do livro A Dieta Alea (Ed. Planeta, 2015). Também contêm gelatina de porco, que segundo a PETA é obtida “a partir da pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de porco, com água”. Dado que lhe interessará se você for vegetariano.
  • Balas: Cem gramas de balas contêm 381 quilocalorias e 95 gramas de hidratos de carbono dos quais todos são açúcares. Comer uma bala é chupar uma colherada de açúcar puro. É fácil fazer com que uma criança goste de sabores tão doces, mas existe alternativa: “Pedimos aos adultos que os doces oferecidos às crianças sejam frutas secas como passas, damascos e tâmaras, que têm sabores e texturas muito parecidos aos doces sintéticos”, diz María Colomer, da Fundação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas (FEDN). “As frutas secas fornecem, também, nutrientes de grande importância como o ômega 3, fibras, vitaminas e vários minerais – acrescenta Laura Zurita, da Associação de Dietistas-Nutricionistas de Madri (ADDINMA) –. Oferecidos de maneira atrativa, em pacotinhos e decorados, por exemplo, com um pouco de chocolate derretido, talvez possamos colocar um pouco da dieta mediterrânea nessa festividade que foi incorporada tão recentemente em nossa sociedade”.
    5Balas Balas: Cem gramas de balas contêm 381 quilocalorias e 95 gramas de hidratos de carbono dos quais todos são açúcares. Comer uma bala é chupar uma colherada de açúcar puro. É fácil fazer com que uma criança goste de sabores tão doces, mas existe alternativa: “Pedimos aos adultos que os doces oferecidos às crianças sejam frutas secas como passas, damascos e tâmaras, que têm sabores e texturas muito parecidos aos doces sintéticos”, diz María Colomer, da Fundação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas (FEDN). “As frutas secas fornecem, também, nutrientes de grande importância como o ômega 3, fibras, vitaminas e vários minerais – acrescenta Laura Zurita, da Associação de Dietistas-Nutricionistas de Madri (ADDINMA) –. Oferecidos de maneira atrativa, em pacotinhos e decorados, por exemplo, com um pouco de chocolate derretido, talvez possamos colocar um pouco da dieta mediterrânea nessa festividade que foi incorporada tão recentemente em nossa sociedade”.
  • Caramelos mastigáveis: Além de 42% de açúcares e dextrina (açúcar obtido do amido), os caramelos mastigáveis contêm azeite de palma, a variedade barata do azeite de oliva. “Na indústria alimentícia ele foi vendido como substituto das nocivas gorduras hidrogenadas, mas não é o mais adequado porque contém uma alta porcentagem de gorduras saturadas que prejudicam a saúde, aumentando, por exemplo, o colesterol ruim”, alertou, em uma entrevista a BUENAVIDA, María Astudillo Montero, bióloga, especialista em nutrição e diretora da Alea Consulta Dietética (Salamanca). Além disso, se você se preocupa com a natureza, é preciso saber que sua produção está acabando com muitas florestas tropicais. E os agrotóxicos que a monocultura industrial exige (fertilizantes e pesticidas) contaminam rios, reduzem a biodiversidade e podem ser um risco à saúde da população dessas regiões, segundo o Amigos da Terra. Como se não bastasse, 100 gramas desse produto têm as mesmas calorias que seis iogurtes naturais sem adoçante.
    6Caramelos mastigáveis Caramelos mastigáveis: Além de 42% de açúcares e dextrina (açúcar obtido do amido), os caramelos mastigáveis contêm azeite de palma, a variedade barata do azeite de oliva. “Na indústria alimentícia ele foi vendido como substituto das nocivas gorduras hidrogenadas, mas não é o mais adequado porque contém uma alta porcentagem de gorduras saturadas que prejudicam a saúde, aumentando, por exemplo, o colesterol ruim”, alertou, em uma entrevista a BUENAVIDA, María Astudillo Montero, bióloga, especialista em nutrição e diretora da Alea Consulta Dietética (Salamanca). Além disso, se você se preocupa com a natureza, é preciso saber que sua produção está acabando com muitas florestas tropicais. E os agrotóxicos que a monocultura industrial exige (fertilizantes e pesticidas) contaminam rios, reduzem a biodiversidade e podem ser um risco à saúde da população dessas regiões, segundo o Amigos da Terra. Como se não bastasse, 100 gramas desse produto têm as mesmas calorias que seis iogurtes naturais sem adoçante.
  • Marshmallow: Um pacote com 100 gramas desses doces contém 333 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono, dos quais 68 gramas são açúcares. Segundo as nutricionistas, comer 4 saudáveis e gostosas maçãs, por exemplo, equivale, em calorias, a 100 gramas de doces de marshmallow. “Mas as maçãs fornecem fibras (e, portanto, saciedade), nos obrigam a mastigar (o que irá saciar nossa fome e baixar nosso estresse) e nos fornecem vitaminas e minerais. Os marshmallows, por outro lado, só nos fornecem calorias no formato de açúcares adicionados, que são os que devem ser reduzidos”.
    7Marshmallow Marshmallow: Um pacote com 100 gramas desses doces contém 333 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono, dos quais 68 gramas são açúcares. Segundo as nutricionistas, comer 4 saudáveis e gostosas maçãs, por exemplo, equivale, em calorias, a 100 gramas de doces de marshmallow. “Mas as maçãs fornecem fibras (e, portanto, saciedade), nos obrigam a mastigar (o que irá saciar nossa fome e baixar nosso estresse) e nos fornecem vitaminas e minerais. Os marshmallows, por outro lado, só nos fornecem calorias no formato de açúcares adicionados, que são os que devem ser reduzidos”.
  • Balas de alcaçuz: Um pacote de balas de alcaçuz de 100 gramas contém 323 quilocalorias e 71,5 gramas de hidratos de carbono dos quais 65,2 são açúcares. “Nosso conselho é evitar o máximo possível esses alimentos supérfluos sem nenhum tipo de contribuição nutricional interessante, que devem ser reservados para determinadas festas e pouco mais”, afirma Colomer. Como, provavelmente, você irá exagerar um pouco durante as festas, simplesmente lembre-se que nos próximos dias deverá tomar mais cuidado com a alimentação. Dito isso, feliz Halloween!
    8Balas de alcaçuz Balas de alcaçuz: Um pacote de balas de alcaçuz de 100 gramas contém 323 quilocalorias e 71,5 gramas de hidratos de carbono dos quais 65,2 são açúcares. “Nosso conselho é evitar o máximo possível esses alimentos supérfluos sem nenhum tipo de contribuição nutricional interessante, que devem ser reservados para determinadas festas e pouco mais”, afirma Colomer. Como, provavelmente, você irá exagerar um pouco durante as festas, simplesmente lembre-se que nos próximos dias deverá tomar mais cuidado com a alimentação. Dito isso, feliz Halloween!

MAIS INFORMAÇÕES