_
_
_
_

Brasil e Espanha, gestos de apoio em meio às incertezas mútuas

País europeu investiu 64 bilhões de dólares no Brasil em 2014 e agora quer maior reciprocidade

Mariano Rajoy e o presidente brasileiro, Michel Temer, na China.
Mariano Rajoy e o presidente brasileiro, Michel Temer, na China.Juan Carlos Hidalgo (EFE)
Mais informações
Argentina lamenta a paralisia da Espanha, um investidor mais apagado
Bogotá oferece “cursos intensivos” de multipartidismo
ARGENTINA | Um grande investidor mais apagado

Se a Espanha vive dias de incerteza política com a impossibilidade de se formar um Governo, o Brasil vive um turbilhão. No meio desse cenário, estão as relações exteriores entre os dois países que continuam, apesar das crises vividas por um e outro. Prova mais recente disso é a visita do secretário de Comércio da Espanha, Jaime García-Legaz, a Brasília há dez dias.

Segundo o Banco Central brasileiro, a Espanha investiu 64 bilhões de dólares no Brasil em 2014 (ano do último censo), o que a torna o terceiro maior investidor imediato no Brasil. Para García-Legaz, agora há “total interesse” de que o Governo brasileiro estimule investimentos em território espanhol. “O volume [de investimentos] ainda é muito pequeno, mas a vantagem é que tratamos exatamente igual o investidor estrangeiro e o nacional, queremos empresas brasileiras competindo com espanholas”, disse.

A incerteza política da Espanha não pode ser um impedimento para os planos? O secretário acredita que não. “A situação, temos de reconhecer, não é a ideal. Em situações normais, haveria mais visitar do rei da Espanha e do presidente do Governo, mas o nível de interlocução se mantêm em níveis razoáveis”, argumentou ao lembrar que tinha acabado de chegar de Buenos Aires e que ainda vai a São Paulo. “Seguimos tendo uma relação fluída com nossos sócios e particularmente com países latino-americanos”.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, José Serra (PSDB), concorda com García-Legaz. “Nós trabalhamos com a Espanha, com um Governo legalmente constituído que é provisório, no sentido de que vai haver novas eleições, mas vamos desenvolver nossas agendas independentemente disso”, disse Serra. Para ele, o Brasil é a grande conexão entre Espanha e América Latina e continuará desempenhando esse papel.

Para o ex-chanceler dos Governos Lula, Celso Amorim, todo período de incerteza têm reflexos. “A indefinição na Espanha pode enfraquecer a posição dos que desejam, na Europa, um acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia”, comenta. Como ele lembra, em 1994, quando era ministro das relações exteriores do ex-presidente Itamar Franco, as conversações tiveram início e sempre enfocaram em uma “visão não economicista do acordo”.

Amorim ainda ressalta que “reina uma confusão em tudo que diz respeito à integração sul-americana, o que, ao lado de traumas recentes, pode retirar legitimidade de uma decisão brasileira”. Para ele, suas negociações sempre se basearem em ouvir não apenas empresários, mas sociedade civil e representantes dos trabalhadores. Serra, por seu lado, acredita que “o atual Governo espanhol tem muito claro que a administração de Michel Temer tem um plano com muito futuro e que queremos trabalhar nessa cooperação”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_