_
_
_
_
_

Mapa do mundo segundo a visão de Donald Trump

Artista búlgaro criou um mapa baseado nas declarações do candidato republicano

Tradução da legenda: 1. Pessoas que amam os arranha-céus. 2. Pessoas que não podem construir hotéis. 3. O mundo de Donald (o empresário tem seis complexos residenciais na Coreia do Sul, três deles se chamam 'Trump World'). 4. Mensageiros de hotel. 5. Minas para anéis de noivado.
Tradução da legenda: 1. Pessoas que amam os arranha-céus. 2. Pessoas que não podem construir hotéis. 3. O mundo de Donald (o empresário tem seis complexos residenciais na Coreia do Sul, três deles se chamam 'Trump World'). 4. Mensageiros de hotel. 5. Minas para anéis de noivado.Cortesia Yanko Tsvetkov

Desde o começo de sua campanha presidencial em 2015, o norte-americano Donald Trump deu declarações escandalosas sobre vários assuntos internacionais. As mais polêmicas foram contra o México e os mexicanos, que sua recente visita ao país não suavizou. Seu desejo de deportar os muçulmanos dos Estados Unidos também gerou muita indignação a nível mundial. Seus comentários pouco diplomáticos sobre os assuntos de caráter internacional dão dicas muito claras sobre sua visão de mundo.

Mais informações
Donald Trump: “O México ainda não sabe, mas pagará 100% do muro”
Foto dos filhos de Trump caçando persegue o pai nas redes sociais
Trump não pede desculpas a Peña Nieto por insultar o México
Trump sobe o tom contra Clinton sobre racismo e a vincula a ex-membro do KKK
O muro de Trump se choca com a realidade da fronteira

Yanko Tsvetkov, um ilustrador búlgaro, criou um mapa do mundo (que reproduzimos com sua permissão) com uma divisão política do mundo de acordo com a visão do magnata. Essas são as declarações e as ações de Trump que inspiraram os principais pontos no mapa.

Canada = Fraquinhos. Trump nunca disse isso sobre os canadenses, mas também nunca falou bem do país. No começo de 2016, disse que uma vez eleito pensava em acabar com o Tratado de Livre Comércio com esse país e o México porque é um “tratado inútil”. Muitos norte-americanos, incluindo celebridades como Lena Dunham e Whoopi Goldberg, pensaram em se mudar ao Canadá se Trump se tornar presidente. Quando a imprensa perguntou ao candidato o que ele pensava a respeito, disse: “Adoraria que isso se tornasse realidade e que fossem embora. Agora tenho ainda mais motivos para ganhar”.

Estados Unidos = Trump. Acreditamos que esse não precisa de explicações.

México = Estupradores. O candidato disse isso quando anunciou sua candidatura em junho de 2015: “O México está enviando pessoas que têm muitos problemas, está nos enviando seus problemas, drogas, estupradores, e acredito que alguns sejam boas pessoas, mas eu falo com agentes da fronteira e me contam o que acontece”.

América do Sul = Um viveiro para o concurso de Miss Universo. O empresário foi dono da competição de 1996 a 2015. Após seus polêmicos comentários sobre os imigrantes mexicanos, as redes de televisão Univisión e NBC suspenderam seus contratos de transmissão da disputa. Em setembro desse ano, Trump vendeu suas ações do concurso de Miss Universo. As concorrentes de sete países da América do Sul ganharam um total de 14 títulos na história da disputa. É a região com mais coroas.

No meio do Oceano Atlântico = Uma fortaleza contra os muçulmanos (construídas pelos pais fundadores dos Estados Unidos). Dois dias depois do atentado em San Bernardino (Califórnia), o candidato anunciou uma proposta para bloquear o acesso dos muçulmanos aos Estados Unidos, “até que nossos representantes saibam o que fazer com eles”, disse. “Acredito que o Islã nos odeia (ao Ocidente)”, comentou o candidato em uma entrevista com Anderson Cooper da CNN em março de 2016.

Europa Ocidental = A nova Meca. Trump afirmou em uma entrevista ao jornal britânico The Times em junho que a imigração de refugiados sírios à Europa causará “o colapso da União Europeia”, e acrescentou: “Em 10 anos será completamente irreconhecível”. Um ano antes, Trump disse isso sobre os refugiados em um programa da CBS: “Isso poderá ser o maior Cavalo de Troia jamais visto. O Cavalo de Troia original não seria nada em comparação se muitas dessas pessoas forem membros do Estado Islâmico”.

Rússia = Exterminadores do Estado Islâmico. Em abril de 2016, Trump publicou em seu site suas propostas para acabar com o terrorismo. Uma delas é uma aliança com a Rússia e Vladimir Putin para acabar com o EI. “Nem sempre podemos escolher nossos amigos, mas nunca podemos nos enganar ao reconhecer nossos inimigos”.

África do Norte e Oriente Médio = terroristas. Algo que o candidato disse em mais de um discurso e entrevistas é que antes da Administração de Barack Obama (com Hillary Clinton como Secretária de Estado), o Oriente Médio era “um oásis de estabilidade”. O atual Governo norte-americano, segundo o candidato, ajudou o EI a transformá-lo em uma região de terrorismo.

África Central = o lar de Obama. Em 2011, Trump começou uma campanha para exigir que o presidente mostrasse sua certidão de nascimento, pois ele e outros republicanos afirmam que não é um cidadão norte-americano. Essas suspeitas são baseadas na nacionalidade queniana de seu pai. Nesse mesmo ano, a Casa Branca divulgou uma cópia da certidão de nascimento do presidente demonstrando que ele nasceu em Honolulu, Havaí.

China = Especialista em muros. Isso tem mais a ver com o México do que com a China. Tsvetkov imagina que Trump se inspirou na Grande Muralha da China construída pela Dinastia Ming no século VI a.C. para se defender dos hunos (por isso a Mongólia, onde viviam, seria a Ásia Mexicana). Uma das propostas do republicano para resolver a situação da imigração ilegal aos Estados Unidos é construir um enorme muro fronteiriço e fazer com que o México pague por ele. Em sua recente visita ao país, Trump disse que não havia discutido com o presidente Enrique Peña Nieto sobre o financiamento do projeto. Horas depois, em um evento no Arizona, afirmou que será o México a pagar por ele. Essa contradição, vista pelos mexicanos como um insulto, gerou uma crise para o Governo Federal.

“Fiquei muito surpreso com o convite a Trump para que visitasse o México”, diz Tsvetkov ao EL PAÍS por e-mail. “Sabendo como seu comportamento é desrespeitoso e incoerente, minha única expectativa era que humilhasse seu anfitrião e utilizasse a visita para sua propaganda xenofóbica. Não entendo como o México não chegou à mesma conclusão”.

O mundo segundo Donald Trump é a mais recente aquisição à série Atlas of Prejudice (Atlas do Preconceito) que o ilustrador e cartógrafo realiza desde 2009. A coleção inclui mais de 100 mapas do mundo, da Europa e Estados Unidos com divisões políticas baseadas nos estereótipos de certas nacionalidades e regiões. Tsvetkov publicou versões do Atlas em seis idiomas e vendeu mais de 100.000 cópias desde 2009.

O ilustrador diz que criou o mapa baseado na visão de Trump quando este propôs proibir o acesso aos Estados Unidos a todos os muçulmanos no final de 2015. “Não conseguia parar de rir, não porque o assunto não seja grave, mas porque não podia acreditar que alguém tivesse tal ideia”. Tsvetkov também se surpreende com o fato de que após essa declaração e comentários de Trump sobre o México, o empresário tenha se transformado no candidato presidencial republicano. “Esperava que as pessoas se dessem conta de quem ele realmente é: alguém que não é capaz de liderar um país, muito menos uma superpotência”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_