_
_
_
_

Diego Costa: “Peço perdão”

O jogador se desculpa por dizer que imprensa e torcida o discriminam por não ter nascido na Espanha

Jogadores da Espanha celebram um dos golsFoto: atlas | Vídeo: ÁLVARO BARRIENTOS
Diego Torres

O nó de todos os jogos da Espanha nestas Eliminatórias da Copa de 2018 será abrir o placar, chegar ao gol que dinamite a blindagem imposta pelos rivais. No primeiro teste, na noite quente de León (noroeste da Espanha), isso não foi obra do tiqui-taca, e sim de um recurso que evoca o modelo do Atlético de Madri: falta na lateral, lançamento de Koke e cabeçada de Diego Costa. Uma homenagem à Liga 2013-14.

Julen Lopetegui chama isso de “solução”. Para executar esse tipo de solução, o novo treinador da Roja insistiu em convocar Costa, jogador que não se destaca quando a equipe toca a bola em espaços reduzidos, mas que na bola parada é eficiente como um martelo. Nesta segunda-feira, deu sua primeira marretada na longa viagem da seleção até a Rússia. O primeiro gol da equipe nas eliminatórias e o segundo na sua conta particular. Costa só havia marcado uma vez, contra Luxemburgo, em outubro de 2014, na fase de classificação para a última Eurocopa.

Mais informações
Era uma vez o mercado
Bauza, o homem que recuperou Messi para a Argentina
Diego Costa: “Como não sou espanhol nato, vão me criticar pela falta de gols”
Novo treinador da Espanha faz sua primeira convocação

“Estou muito contente com os meus gols e espero vir muitas outras vezes para a seleção”, disse o sergipano naturalizado espanhol ao sair do estádio. “Não era minha intenção ofender a torcida com minhas palavras depois da partida contra a Bélgica em Bruxelas. Se eu feri os sentimentos de alguém, peço perdão.” O jogador do Chelsea resmungou, há três dias, que estava sendo injustamente criticado, e que isso se devia a não ter nascido na Espanha e não jogar no Real Madrid ou Barcelona.

Costa se redimiu marcando o primeiro e o quinto da goleada de 8 x 0, numa partida que começou como uma pedreira e terminou em festa. Lopetegui concordou: “É importante que um atacante marque gols, mas nesta equipe os atacantes também são valorizados por outras coisas. Ficamos contentes pelo Diego e pelo Álvaro Morata, que também marcou, mas é bom que ajudem a equipe em muitas situações do jogo”.

A semente da goleada

Os cacoetes de treinador levam Lopetegui a pensar menos na festa do 8 x 0 e mais nas dificuldades do primeiro tempo, quando a Espanha mal conseguiu finalizar na direção da meta de Peter Jehle: “Na primeira parte eles estavam muito ordenados, são muito organizados taticamente. Tudo o que aconteceu de bom no segundo tempo provavelmente foi gestado no primeiro. Talvez tenha nos faltado marcar antes o segundo gol.”

Durante longos minutos, Liechtenstein foi uma rocha constituída por dez jogadores que se apertavam em duas linhas fechadas à frente do seu goleiro, mantendo uma estratégia de sobrevivência tão antiga quanto inevitável. O tipo de esquema que, com variações, a Espanha enfrentará na classificação. Liechtenstein, Albânia, Macedônia, Israel e Itália se defenderão seguindo uma pauta similar.

A glória de Liechtenstein foi aguentar 45 minutos com o 1 x 0. A equipe representa uma nação que futebolisticamente beira o amadorismo. Seu jogador mais valioso é Franz Burgmeier, ponta do Vaduz, cuja maior façanha foi o oitavo lugar na Superliga suíça.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_