Lista da seleção Espanhola

Novo treinador da Espanha faz sua primeira convocação

Lopetegui não convocou nomes como Casillas, Fàbregas e Pedro; voltaram à seleção Diego Costa e J. Mata

Julen Lopetegui concedeu coletiva de imprensa
Julen Lopetegui concedeu coletiva de imprensaPIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Mais informações

Julen Lopetegui apresentou sua primeira lista de convocados como técnico da seleção espanhola para as partidas contra a Bélgica e Liechtenstein, e a ausência de Iker Casillas é a grande novidade. “Esperava essa pergunta. Como é óbvio, todos vocês sabem que estive com ele. Iker é uma referência para a seleção nacional, é um autêntico ícone e esperamos que também seja no futuro, mas, neste caso, nosso goleiro titular será David de Gea. Tomamos a decisão sem nenhuma ideia de fechar a porta a Iker. Não vai estar nesta convocatória, mas vamos acompanhar o seu rendimento”, explica Lopetegui.

O novo treinador se referiu à conversa que há dois dias manteve com o ex-goleiro do Real Madrid em um restaurante do Porto, no qual lhe comunicou que não seria chamado. “Na conversa com um jogador que é amigo, e também foi um jogador meu, houve muita sinceridade, é melhor passar um apuro uma vez do que toda a vida. Se você diz o que pensa, Iker sabe que o que eu lhe disse é verdade e que vai continuar perto de nossos pensamentos. Dei-lhe os argumentos pelos quais entendia que não tinha de estar nesta primeira convocação. E comemos muito bem”, disse Lopetegui, que insistiu em que a decisão é esportiva. “Entendia que tinha de fazer isso, é uma decisão esportiva, que acredito seja a mais aconselhável, e é isso. Não significa que não tenha opções de voltar a vir”. Os goleiros que acompanharão De Gea são Pepe Reina e Adrián. "Uma das questões pelas quais vêm Pepe e Adrián é que para o primeiro, embora o conheça, não trabalhei com ele. Quero conhecê-los um pouco melhor no caso de que decidamos continuar contando com eles.”

O regresso de Diego Costa é outro dos pontos fortes desta primeira lista de Lopetegui. “Começou bem e é um jogador que está dentro de nossos pensamentos. Tem uma série de condições que podem mesclar com o que buscamos. Do que realmente gosto, e me agrada, é que tenhamos diferentes alternativas dentro de um estilo que os jogadores marcam, assim há matizes com base em determinados rivais”.

Goleiros: David De Gea, Pepe Reina, Adrián

Defesas: Dani Carvajal, Sergi Roberto, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Marc Bartra, César Azpilicueta, Javi Martínez, Jordi Alva

Meio-campistas: Sergio Busquets, Saúl Ñiguez, Koke, Thiago, David Silva, Juan Mata, Marco Asensio

Atacantes: Vitolo, Lucas Vázquez, Diego Costa, Paco Alcácer, Nolito,  Álvaro Morata.

Mais informações