‘Super Abe’: premiê do Japão vira Mario para apresentar Tóquio 2020
Vídeo da próxima sede olímpica, com Shinzo Abe como protagonista, foi pura cultura pop japonesa

Com o fim da Olimpíada do Rio 2016, neste domingo, começou a contagem regressiva de quatro anos para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, se encarregou de apresentar o futuro país anfitrião. Se a cenografia da apresentação de Tóquio 2020 serve de parâmetro, a Olimpíada do Japão promete ser tecnológica e descontraída.
No vídeo de introdução, atletas e personagens de ficção passam entre si uma bola vermelha, simbolizando o sol nascente da bandeira japonesa, que afinal vai parar nas mãos do primeiro-ministro. Ele percebe que está atrasado para a cerimônia de encerramento da Olimpíada no Rio e se transforma no mítico personagem de games Super Mario.
O famoso encanador, acompanhado de Doraemon, instala uma tubulação num conhecido cruzamento de ruas no bairro de Shibuya, em Tóquio, que atravessa a Terra na vertical até chegar ao Rio de Janeiro. Abe/Mario se joga na tubulação segurando a bola vermelha, viaja pelo centro do planeta e chega à outra ponta. De macacão e boné, o premiê japonês – novamente em carne e osso – aparece sobre o palco, bem no meio do Maracanã.







Tóquio usou a tecnologia, o futurismo e a cultura pop na apresentação da sua Olimpíada, a primeira no país desde 1964. As imagens misturavam os arranha-céus com edifícios tradicionais japoneses, personagens de ficção mundialmente conhecidos, como Hello Kitty e Oliver e Benji, com atletas olímpicos, realidade com ícones digitais como os bonequinhos do game Pac-Man.








Com robôs, os organizadores da próxima Olimpíada colocaram a bandeira japonesa no centro do estádio, enquanto as luzes marcaram a coreografia de hologramas transformados em bailarinos, numa exibição da alta tecnologia pela qual o Japão é conhecido.


A apresentação japonesa virou trending topic, com hashtags como Mario Bros, Super Mario e #tokio2020. Muitos tuiteiros ficaram entusiasmados com o aperitivo do que ocorrerá dentro de quatro anos no Japão.
Buenísima la presentación de Tokio 2020. Mario Bros, Pacman, Super Campeones, Hello Kitty. #JPN
— Guillermo Arango (@guilloarango) August 22, 2016
Doraemon, Mario Bros., Pac-Man, Oliver Atom. ¡Esos asiáticos sí que saben cómo ganarse al público! Vía @ivanpm82pic.twitter.com/zdFDVWk7uB
— juanfutbol (@juanfutbol) August 22, 2016
Qué maestros. El primer ministro de Japón personificando a Mario Bros (feat. Doraemon) pic.twitter.com/F17MFrWjX8
— Bruno Ortiz B. (Blogdenotas) (@blogdenotas) August 22, 2016