Economia brasileira

Agricultura continua firme, apesar da crise com ‘Brexit’

Agronegócio, que representa um terço da economia do Brasil, vive otimismo sob o Governo Temer

Agronegócio representa um terço da economia brasileira.
Agronegócio representa um terço da economia brasileira. Jonas Oliveira (Fotos Públicas)

"Em termos de consumo estamos muito bem, mesmo com a desaceleração da economia da China, eles continuam comprando fortemente, assim como outros países asiáticos", explica Flávio França Júnior, consultor de agronegócios. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a exportação de soja para o gigante asiático cresceu 10,78% em relação ao mesmo período de 2015.

MAIS INFORMAÇÕES

França Júnior afirma que, desde que o processo de impeachment começou, houve uma retomada de interesse de investimento no setor, que sofre com a crise principalmente no segmento de máquinas e equipamentos. “Boa parte do dinheiro que está entrando no país está indo para o agronegócio, que deu uma minguada no ano passado. Com a melhora do ambiente político e a promessa de controle das contas públicas, o fluxo de dinheiro aumenta”, explica, França.

O consultor ressalta que, apesar dos investidores terem começado a tirar o pé do freio e estarem menos receosos quanto a economia brasileira, ainda há uma ansiedade sobre o resultado final do impeachment. “Os investidores ainda estão esperando o mês de agosto. O anseio generalizado do setor é que ela saia. A não confirmação seria o caos absoluto, mas o ambiente é de otimismo”, explica. 

Arquivado Em: