_
_
_
_

Morre filho de Mauricio de Sousa, Mauricio Spada, aos 44 anos

Fotógrafo e produtor, ele trabalhava com o pai e inspirou personagem 'Professor Spada', da 'Turma da Mônica'

Maurício Spada, filho de Maurício de Sousa
Maurício Spada, filho de Maurício de SousaReprodução (Facebook)

Morreu aos 44 anos o fotógrafo, produtor de vídeo e computação Mauricio Spada e Souza, filho de Mauricio de Sousa, um dos cartunistas mais importantes do Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do desenhista, criador da Turma da Mônica.

Mauricio Spada morreu em sua casa, na madrugada desta segunda-feira, em São Paulo, em decorrência de um infarto fulminante. Ele deixa esposa e duas filhas.

"Meu filho Mauricio Spada nos deixou hoje. Seguiu o destino que todos nós temos ao fim do nosso período na Terra. Eu e toda a família vamos sentir sua falta, lembrar dele com saudade, abraçar suas lembranças e imaginar como será nosso reencontro. Sem dúvida com muita, muita conversa boa. Como ele gostava", lamentou o desenhista, em nota enviada à imprensa.

Assim como os demais filhos de Mauricio de Sousa, Spada também tinha um personagem na Turma da Mônica, o Professor Spada, que dava aula de informática para as crianças e se transformava no. Dr. Spam. "Às vezes, quando fica muito nervoso, acaba se transformando no Dr. Spam, seu alter ego malvado que sonha em dominar o mundo usando a informática. Para criar o personagem duplo, Mauricio de Sousa se baseou no famoso conto O Médico e o Monstro", dizia o comunicado.

Alguns dos personagens mais emblemáticos da Turma da Mônica foram inspirados nos dez filhos do desenhista, entre eles a própria Mônica, que fora das revistas trabalha com o pai como responsável pelo departamento comercial da Mauricio de Sousa Produções, e a Magali, que colabora como roteirista.

A história criada por Mauricio de Sousa é uma das maiores referências em quadrinhos do Brasil. Seus personagens foram adaptados para o cinema, televisão, vídeo-games e recentemente para apps em smartphones. Em 2013 a Turma da Mônica completou 50 anos e hoje suas histórias chegam a quase 50 países, alcançando mais de 1 bilhão de revistas publicadas. São mais de 100 indústrias licenciadas para produzir artigos com os personagens de Maurício de Sousa. O cartunista recebeu sua primeira homenagem internacional em 1971 com o Prêmio Gran Guinigi pela Revista Mônica, na Itália.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_