_
_
_
_
_

Bomba em ônibus deixa 16 feridos em Jerusalém

Três das vítimas estão em estado grave

Forças de segurança e dos serviços de emergências israelenses, em frente ao ônibus que nesta segunda-feira explodiu em Jerusalém. / FOTO: THOMAS COEX (AFP) / VÍDEO: REUTERS-LIVEFoto: reuters_live
Juan Carlos Sanz
Mais informações
EUA mediam acordo para reduzir tensão entre israelenses e palestinos
Palestino mata colono judeu ao atropelá-lo com caminhão
Netanyahu promove em Israel uma lei para controlar ONGs pacifistas

Uma explosão em um ônibus na zona israelense de Jerusalém deixou pelo menos 16 feridos, sendo três em estado grave, nesta segunda-feira. O ônibus transitava sem passageiros, segundo fontes policiais, mas a explosão atingiu dois veículos que passavam ao seu lado. Uma porta-voz do prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, afirmou que a explosão foi causada por uma bomba. “Era pequena, mas definitivamente era uma bomba”, declarou Brachie Sprung à agência Reuters. Os feridos foram levados a dois hospitais.

Em nota, a polícia confirmou que a explosão foi causada por um artefato explosivo. “Uma perícia policial comprovou que uma bomba explodiu na parte traseira do ônibus, causando os ferimentos dos ocupantes e o incêndio do veículo”, diz o texto. “Além disso, outro ônibus e outro carro foram atingidos.”

O ônibus, da empresa pública Egged, circulava por Jerusalém ocidental, a área que a comunidade internacional reconhece como sendo de soberania israelense, mas perto da área ocupada que margeia Belém, na Cisjordânia, local de diversas colônias judaicas. O lugar, conhecido como entroncamento de Patt, já havia sido atacado em 2002, durante a segunda intifada, com um saldo de 19 mortos. Na época, o grupo islâmico Hamas assumiu a autoria do atentado terrorista.

A imprensa israelense diz que um homem que ficou ferido e não portava documentos está sendo investigado como suposto autor do ataque.

Nos últimos meses, a polícia israelense vem enfrentando um notável aumento nos atentados contra israelenses na zona metropolitana de Jerusalém. Os ataques com facas na zona árabe da murada Cidade Velha elevaram a tensão em numerosas ocasiões, a tal ponto que as forças israelenses tiveram que reforçar a segurança na área.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_