CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

Bomba em ônibus deixa 16 feridos em Jerusalém

Três das vítimas estão em estado grave

Forças de segurança e dos serviços de emergências israelenses, em frente ao ônibus que nesta segunda-feira explodiu em Jerusalém. / FOTO: THOMAS COEX (AFP) / VÍDEO: REUTERS-LIVE

MAIS INFORMAÇÕES

Uma explosão em um ônibus na zona israelense de Jerusalém deixou pelo menos 16 feridos, sendo três em estado grave, nesta segunda-feira. O ônibus transitava sem passageiros, segundo fontes policiais, mas a explosão atingiu dois veículos que passavam ao seu lado. Uma porta-voz do prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, afirmou que a explosão foi causada por uma bomba. “Era pequena, mas definitivamente era uma bomba”, declarou Brachie Sprung à agência Reuters. Os feridos foram levados a dois hospitais.

Em nota, a polícia confirmou que a explosão foi causada por um artefato explosivo. “Uma perícia policial comprovou que uma bomba explodiu na parte traseira do ônibus, causando os ferimentos dos ocupantes e o incêndio do veículo”, diz o texto. “Além disso, outro ônibus e outro carro foram atingidos.”

O ônibus, da empresa pública Egged, circulava por Jerusalém ocidental, a área que a comunidade internacional reconhece como sendo de soberania israelense, mas perto da área ocupada que margeia Belém, na Cisjordânia, local de diversas colônias judaicas. O lugar, conhecido como entroncamento de Patt, já havia sido atacado em 2002, durante a segunda intifada, com um saldo de 19 mortos. Na época, o grupo islâmico Hamas assumiu a autoria do atentado terrorista.

A imprensa israelense diz que um homem que ficou ferido e não portava documentos está sendo investigado como suposto autor do ataque.

Nos últimos meses, a polícia israelense vem enfrentando um notável aumento nos atentados contra israelenses na zona metropolitana de Jerusalém. Os ataques com facas na zona árabe da murada Cidade Velha elevaram a tensão em numerosas ocasiões, a tal ponto que as forças israelenses tiveram que reforçar a segurança na área.

Arquivado Em: