PMDB rompe com o Governo Dilma

Maior partido do Congresso deixa de apoiar Planalto, movimento crucial para impeachment Acompanhe as últimas notícias da crise política brasileira

Eduardo Cunha, Romero Juca e Eliseu Padilha, na convenção do PMDB.
Eduardo Cunha, Romero Juca e Eliseu Padilha, na convenção do PMDB.EVARISTO SA

O PMDB, maior partido do Congresso e aliado, até agora, do Governo Dilma Rousseff anunciou em uma sessão relâmpago na terça-feira, no Congresso, o rompimento com o Planalto, após anos de aliança que vinha desde a gestão Lula. A saída, costurada pelo vice-presidente Michel Temer, é considerado um movimento crucial a favor do processo do impeachment da presidenta. A tendência é que outras siglas deixem o Governo acompanhando o desembarque. Dilma Rousseff e aliados, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizem que é possível manter Governo apenas com peemedebistas dissidentes. Acompanhe as últimas notícias da crise política.

Felipe Betim
PMDB abandona Dilma e celebra mais um passo para “Temer presidente”. http://cort.as/dXvi
Felipe Betim
Felipe Betim
De saída do Governo, sigla fica longe do PT, mas não da Lava Jato. http://cort.as/dXvW
Felipe Betim
Felipe Betim
Sérgio Moro pede desculpa por “polêmica”de áudios de Lula e isenta Dilma. Entenda aqui: http://cort.as/dXsl
Felipe Betim
Felipe Betim
Enquanto isso, no microcosmo da política paulistana, os tucanos sofrem reveses com prisão na máfia da merenda e trensalão. Entenda aqui: http://cort.as/dXqc
Felipe Betim
Felipe Betim
Após o anúncio do PMDB, Dilma Rousseff decidiu cancelar a viagem que faria nesta semana para os EUA, onde participaria da Cúpula de Segurança Nuclear. Caso participasse do compromisso, Michel Temer assumiria a Presidência. Leia mais na Agência Brasil. http://cort.as/dXj5
Felipe Betim
Felipe Betim
Após abandonar o Governo, a internet não perdoou o PMDB.
Felipe Betim
Rodolfo Borges
Brasília - Do lado de fora do Congresso Nacional, neste momento, dezenas de pessoas fazem barulho com tambores e cornetas ao lado do pato inflável enchido pela FIESP. Os manifestantes pressionam pelo impeachment. Como são poucas pessoas, não chegam a interromper o trânsito.
Rodolfo Borges
Afonso Benites
Para conseguir o apoio popular ao projeto de lei, o MPF apelou até aos manifestantes contra o Governo Dilma Rousseff, conforme relatou o EL PAÍS em setembro passado: http://goo.gl/5aIaLZ
Afonso Benites
Afonso Benites
O curioso é que a proposta de iniciativa popular foi entregue a um dos principais alvos da Lava Jato e réu no STF, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara.
Afonso Benites
Afonso Benites
Membros do Ministério Público Federal entregaram na tarde desta terça-feira o projeto de iniciativa popular elaborado a partir do projeto 10 medidas contra a corrupção. O grupo conseguiu obter 2 milhões de assinaturas de cidadãos brasileiros.
Afonso Benites
Rodolfo Borges
Brasília- Atualização sobre a Comissão do Impeachment: Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr. foram convidados para falar às 16h30 desta quarta-feira sobre o pedido de impeachment que apresentaram. Os governistas defendiam que só falassem após Dilma apresentar defesa.
Rodolfo Borges
Flávia Marreiro
Marina Silva fez um duro pronunciamento sobre o PMDB: "Continua o mesmo e velho PMDB tentando renascer das cinzas da fogueira que ele ajudou a atear"
Flávia Marreiro
Gil Alessi
São Paulo - Sérgio Moro disse que nos primeiros anos da Mãos Limpas na Itália a operação tinha muito apoio popular, mas que após dois anos houve uma campanha para deslegitimar a investigação.
Gil Alessi
Gil Alessi
São Paulo - O juiz Sérgio Moro afirmou em palestra (que não foi gravada) que a corrupção "é um problema supra-partidário", e que apenas a Justiça não tem como solucionar a questão. "A sociedade e a iniciativa privada precisam se mobilizar", disse.
Gil Alessi
Gil Alessi
São Paulo - A pedido do juiz Sérgio Moro, sua fala na palestra sobre a operação Mãos Limpas e a Lava Jato não pode ser gravada. Jornalistas não puderam usar computadores ou tablets para anotar o conteúdo do simpósio.
Gil Alessi
Rodolfo Borges
No momento, presidente e relator da Comissão do Impeachment decidem se os juristas que apresentaram o pedido de impedimento serão ouvidos amanhã. A definição ficou pendente porque governistas apresentaram questão de ordem para empurrar a reunião para depois da defesa de Dilma.
Rodolfo Borges
Rodolfo Borges
Brasília - Em meio ao desembarque do PMDB do Governo, o senador Walter Pinheiro (BA) anuncia que deixa o PT. Pinheiro foi um dos fundadores do partido e estaria deixando a legenda por desavenças internas.
Rodolfo Borges
Gil Alessi
São Paulo - O procurador da força-tarefa da Lava Jato Paulo Roberto Galvão diz que atualmente a operação enfrenta uma "guerra de mídia" orquestrada pelos advogados dos réus que tenta "diminuir e dificultar" o trabalho do Ministério Público.
Gil Alessi
Rodolfo Borges
Brasília - "O vice-presidente é eleito pela nação", diz Eliseu Padilha, após o desembarque do PMDB, justificando a permanência de Michel Temer na posição de vice-presidente mesmo após seu partido deixar o Governo.
Rodolfo Borges
Gil Alessi
São Paulo - Em evento sobre as semelhanças entre a operação Lava Jato e a Mãos Limpas, da Itália, o magistrado italiano Piercamillo Davigo, que atuou em Milão, diz que políticos e empresários lançaram mão de técnicas para "neutralizar" investigações no país europeu
Gil Alessi
Regras

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: