_
_
_
_

O fim do horário de verão vai dar hora extra no bar com a cerveja (quase) grátis

À 0h deste domingo termina o horário de verão de 2016. Pra quem gosta e pra quem não gosta da mudança, deixamos dicas e razões para aproveitar a hora extra

O fim do horário de verão poder ser comemorado no bar
O fim do horário de verão poder ser comemorado no barMarcos Santos (USP Imagens)
Mais informações
São Paulo: agora falta luz
Em São Paulo, deixe-se contagiar pela nova efervescência paulistana
Óciofobia: quando o tédio é a melhor coisa que pode te acontecer
Operação ressaca: 8 alimentos que valem mais que uma aspirina

Tem gente que odeia. Eu adoro. Não o fim do horário de verão, mas o horário de verão em si.

Dias longos, finais de tarde tranquilos e mais tempo de vida. Saio do escritório, pego a bicicleta, chego em casa ainda de bom humor para brincar com o filho, tomo uma cerveja, cozinho.

Mas todo horário de verão tem seu fim e à 0h deste domingo devemos atrasar os relógios em uma hora e viajar no tempo. Durante estes quatro meses o país economizou 162 bilhões reais, segundo o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em épocas de ajuste fiscal, cortes no orçamento e volta da CPMF, o valor não é nada desprezível.

Mas falando do mundo real, pensemos: o que fazer com esta hora extra que ganharemos este fim de semana? Refletindo, eu tive uma ideia: gastar sem culpa tudo o que eu economizei ajustando o chuveiro elétrico para "2", em vez de "3 ou 4", mantendo as luzes de casa apagadas durante mais tempo e vivendo à luz de velas e sem internet naquelas tardes todas em que a energia caiu no meu apartamento ao longo das chuvas de verão da capital paulistana.

E gastar aonde? No melhor lugar do mundo, claro. Esta noite tem bar aberto pra gente beber durante uma hora a mais, dando razão para estender o expediente fazendo hora extra no lugar onde a maioria de nós, durante horário laboral, gostaria de estar: o balcão daquele boteco favorito. Seja com os boêmios do bairro, com os amigos de toda a vida, ou com o cônjuge e cúmplice. Se a cada mês do famigerado horário de verão eu economizei 20 reais de luz, tenho 80 contos extras para beber. E melhor bebê-los do que deixá-los morrendo na poupança que não me paga nem uma cerveja barata por mês como rendimento.

Então, que não haja drama. Pra quem gosta do horário de verão e se apena com o seu fim, podemos tomar mais de uma gelada com o dinheiro economizado no banho frio. E ainda comemoramos a proximidade do fim do calorão que não nos deixa dormir sem ar condicionado e dos bêbados no bar da frente do prédio – que não nos deixam abrir as janelas de noite. Pra quem não gosta da mudança, aproveite. Não é todo dia que podemos fazer hora extra com o que a gente mais gosta: bebendo cerveja (quase) grátis durante uma hora a mais.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_