Seleccione Edição
Login

Morre Maurice White, fundador de Earth, Wind & Fire

Músico morreu em Los Angeles, aos 74 anos, após uma longa batalha contra o Mal de Parkinson

Maurice White, durante um show em 1992. REUTERS-LIVE!

O fundador e líder da banda Earth, Wind & Fire, Maurice White, morreu na última quarta-feira em Los Angeles (EUA), aos 74 anos, depois de uma longa batalha contra o Mal de Parkinson, informou a banda em mensagem pela rede social Twitter, na noite desta quinta-feira. “Nosso irmão Maurice White faleceu de forma tranquila e enquanto dormia nesta manhã. A luz é ele, brilhando em você e em mim”, afirma a mensagem do grupo, publicada na rede social.

Nascido em 19 de dezembro de 1941 em Menphis, White foi cantor, baterista e compositor do grupo formado nos anos setenta, que se tornou famoso e bastante popular por sua mistura de funk, rock e música africana.

Antes de criar o Earth, Wind & Fire, White foi músico de estúdio do selo Chess Record, em Chicago, onde trabalhou em gravações de artistas como Etta James. Em 1969, Maurice White criou a banda que lhe levaria ao sucesso mundial em Chicago, ao lado de músicos como Don Whitehead e Wade Flemons, mudando-se, depois, para Los Angeles.

Em 1971, a banda lançou o seu disco de estreia homônimo, inaugurando uma década de enorme popularidade e também de constantes entradas e saídas de integrantes, ao qual se incorporaram, em 1972, seu irmão Verdine White e o vocalista Philip Bailey.

O Earth, Wind & Fire foi responsável por sucessos como as canções September, Let’s Groove e Boogie Wonderland, em que a popular formação apresentava uma envolvente mistura de ritmos dançantes, passando pela música eletrônica disco e sons africanos.

Além de sua trajetória com o Earth, Wind & Fire, que inclui álbuns como Open your Eyes (1974), That’s the Way of the WorldGratitude (ambos de 1975), Maurice White também lançou um disco solo intitulado Maurice White, em 1986.

Nos anos noventa, White deixou o grupo, mas o Earth, Wind & Fire continuou atuando, tendo lançado o seu mais recente álbum, Now, Then & Forever, em 2013.

MAIS INFORMAÇÕES