Wendell Lira, o Davi que venceu o gigante Messi na Bola de Ouro 2015
O argentino do Barça impõe-se a Cristiano Ronaldo e a seu colega Neymar Prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano, vai para o brasileiro Wendell Lira, com 46% dos votos
Wendell Lira ou Messi? Quem apostou no até outro dia anônimo brasileiro para o Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano (veja o lance abaixo) se deu bem. A disputa parecia tão desigual quanto a batalha entre Davi e Golias, e teve o mesmo final da história bíblica, entre um homem comum e um gigante. Foi o atacante do Vila Nova, de Goiás, aliás, que citou emocionado o duelo para ilustrar sua vitória sobre um dos melhores jogadores da história do futebol. "Quando Golias apareceu, todo mundo olhava para ele e falava 'ele é muito forte, muito grande, não tem como ganhar dele. E Davi, quando olhou pra Golias, disse: ele é muito grande, não tem como errar". Em dezembro, em entrevista ao EL PAÍS, Wendell disse que não acreditava que poderia ganhar e comentou, humilde, que iria para a Suíça para aproveitar a festa.
Apesar da derrota no Prêmio Puskás, a noite foi de festa para Messi. O argentino ganhou a quinta Bola de Ouro de sua carreira. O atacante do Barça, favorito na disputa, impôs-se com um total de 41,33% dos votos contra 27,76% de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e seu colega Neymar, que teve 7,86%, pela primeira vez entre os três finalistas. O argentino é o jogador que mais vezes conquistou o troféu de melhor jogador do mundo. Conseguiu o primeiro em 2009, quando o prêmio ainda não incluía o troféu da revista especializada France Football, no último ano antes da fusão com o de melhor jogador do mundo da FIFA. Nos três anos seguintes, o argentino prolongou um domínio absoluto que só foi interrompido em 2013 e 2014 por Cristiano Ronaldo. A melhor jogadora de futebol do mundo foi a americana Carli Lloyd (do Houston Dash), a melhor jogadora da Copa do Mundo do Canadá em 2015, cujo título conquistou com os Estados Unidos.
O prêmio de melhor treinador do ano foi para Luis Enrique, técnico do Barcelona, que venceu Pep Guardiola (Bayern de Munique) e Jorge Sampaioli (Chile). Jill Ellis, a treinadora que dirigiu os Estados Unidos até o título mundial, ganhou o prêmio na categoria de futebol feminino, deixando para trás Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão).
Reveja o gol que deu o Prêmio Puskás a Wendell Lira:
A seleção do ano da FIFA foi: Neuer no gol; Dani Alves, Thiago Silva, Sergio Ramos, Marcelo, na defesa; Iniesta, Modric, Pogba, no meio-campo; Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo no ataque.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.