_
_
_
_

Izabella Teixeira: “O acidente de Mariana está vivo”

Governo ainda cobra plano de recuperação da empresa Samarco para a bacia do Rio Doce

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não se contém quando o assunto é o desastre ambiental em Mariana (MG). Quando indagada pelo EL PAÍS sobre o assunto, ficou quase 30 minutos falando sem parar. A maior parte do tempo, Teixeira criticou a empresa Samarco, a mineradora responsável pela barragem que estourou no município mineiro e causou ao menos 17 mortes por conta de um tsunami de lama que varreu parte do município, contaminou a bacia do Rio Doce e poluiu o mar.

Bombeiros em Mariana no dia 8 de novembro.
Bombeiros em Mariana no dia 8 de novembro.EFE
Mais informações
Governo quer 20 bilhões de Vale, BHP e Samarco por tragédia de Mariana
'A lama', por ELIANE BRUM
O mundo busca o primeiro acordo global contra a mudança climática
Em Paris, Dilma responsabiliza Samarco pelo desastre do Rio Doce

“O acidente ainda está vivo. Não terminou. É preciso fazer uma intervenção de recuperação da bacia”, afirma. Segundo a ministra, uma das principais falhas da empresa é não ser clara quanto aos procedimentos que serão adotados em seu plano de recuperação de toda a bacia, que passa por quase 20 municípios até chegar ao mar. “Apresentaram um documento pífio ao IBAMA e o juiz mandou refazer. Nos próximos dias deverão apresentar outro. Tem laudo técnico bom, vamos fazer, se não, vai ter de ficar bom”, diz.

Desde o rompimento da barragem, em 5 de novembro, o IBAMA já emitiu 37 notificações contra a Samarco e a multou em 250 milhões de reais. O governo federal ainda coordena um grupo de trabalho para discutir ações locais no sentido de mitigar os efeitos da lama. Paralelamente o Ministério Público e os órgãos ambientais investigam as falhas da Samarco, mas ninguém foi punido criminalmente até o momento. Considerado o maior acidente ambiental do país, Mariana, na visão da ministra, “é, em si um problema de dimensão monumental”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_