Na Missa do Galo, Papa Francisco pede sobriedade e fuga dos luxos
Pontífice diz que sociedade está “embriagada de consumo e de prazeres” em homilia na véspera de Natal
Apenas três dias depois de enumerar as virtudes necessárias na cúria e classificar como doenças "o mundanismo, o exibicionismo e o orgulho", o papa Francisco pediu que os fiéis adotem "um comportamento sóbrio, simples, equilibrado e linear", durante sua homilia na Missa do Galo, realizada na Basílica de São Pedro, na véspera de Natal.
Bergoglio fez referência a uma sociedade que está "embriagada de consumo e de prazeres, de abundância e de luxo, de aparência e de narcisismo" e, diante disso, recomendou a simplicidade e a sobriedade para "viver o que é importante".
Aos fiéis que compareceram à missa na Praça de São Pedro, decorada com uma árvore de Natal de 25 metros e um portal de Belém, Francisco pediu que os católicos renunciem às riquezas do mundo.
Diante da representação do Menino Jesus, disse: "Esse Menino nos ensina o que é verdadeiramente importante em nossa vida. Nasce na pobreza no mundo, porque não há lugar na estalagem para Ele e sua família... Encontra abrigo e amparo em um estábulo e deita-se numa manjedoura para animais. E, no entanto, desse nada brota a luz da glória de Deus".
Também enfatizou virtudes como a bondade, a misericórdia e o amor para viver uma vida "sóbria, reta e piedosa", e pediu o esquecimento dos medos e temores, porque na noite de Natal comemora-se o nascimento de Jesus.
"Agora é preciso cessar o medo e o temor, porque a luz nos mostra o caminho até Belém. Não podemos ficar indefesos. Não é correto ficar parados." Ao contrário, pediu para que os fiéis caminhem e vejam "nosso Salvador deitado na manjedoura", disse o pontífice em sua terceira Missa do Galo.
Uma noite que, para o Papa, é "motivo de júbilo e alegria", um júbilo que recomenda seja compartilhado e que levará, segundo ele, a uma sociedade na qual exista paz entre as nações.
"Nesta noite brilha uma grande luz. Sobre nós resplandece a luz do nascimento de Jesus", disse, uma luz que, para o máximo representante da Igreja Católica, "vem iluminar nossa existência, confinada muitas vezes sob a sombra do pecado".
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.