STF definiu o rito do impeachment em dezembro
Debates se estendem no entorno do momento de afastamento da presidenta
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento do rito do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Na quarta-feira, durante o primeiro dia de análise da ação, o Governo se deparou com um revés. O relator do processo, Luiz Edson Fachin, endossou quase que integralmente o processo de impedimento que vem sendo tocado pela Câmara dos Deputados e arquitetado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Fachin concordou até com pontos polêmicos, como o voto secreto na eleição da chapa oposicionista para a comissão que analisa o pedido de impeachment. O próprio ministro relator havia suspendido o processo na última quinta-feira, dia 9, até que o tribunal deliberasse sobre a questão. Enquanto opositores comemoraram o relatório e o voto de Fachin, os governistas dizem que ainda é cedo para lamentar a primeira derrota. Hoje, os outros dez ministros votarão. Se a sessão se prolongar demais, os ministros devem seguir o julgamento na sexta-feira, antes do recesso de fim de ano do Judiciário. O EL PAÍS acompanha ao vivo a sessão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- STF
- Caso Petrobras
- Impeachment
- Justiça Federal
- Subornos
- Financiamento ilegal
- Destituições políticas
- Presidente Brasil
- Lavagem dinheiro
- Corrupção política
- Caixa dois
- Presidência Brasil
- Atividade legislativa
- Tribunais
- Conflitos políticos
- Parlamento
- Partidos políticos
- Polícia
- Corrupção
- Governo Brasil
- Poder judicial
- Governo
- Empresas
- Política
- Impeachment Dilma Rousseff