Seleccione Edição
Login

Assim é o EL PAÍS Brasil por dentro

Jornal faz dois anos. Após Espanha e México é o terceiro país por número de leitores

O EL PAÍS completa dois anos no Brasil com uma audiência em crescimento. Essa edição exclusivamente on-line, que publica em português as informações mais relevantes do Brasil e do mundo, funciona também como uma sucursal que relata as novidades deste país-continente em espanhol, através das edições Espanha e América.

A audiência no Brasil cresceu 79% desde outubro de 2014, segundo dados da ComScore MMX, medidor oficial de audiências do mercado reconhecido pelos principais sites. A cifra não inclui, no entanto, o acesso ao jornal por telefone celular, que constitui o principal – e crescente – público deste site em português.

Segundo dados internos do jornal – estes sim incluindo a audiência via celular –, os visitantes únicos se multiplicaram por cinco no último ano. O Brasil já é terceiro país em número de leitores do elpais.com, depois da Espanha e do México. Há um ano, era apenas o sétimo.

Em julho, graças à cobertura da Copa América, o elpais.com alcançou quase um milhão de visitantes únicos no Brasil, segundo a medição que não inclui acessos por celular. A crise política, a Copa do Mundo e as mobilizações sociais relatadas na edição on-line tiveram um grande eco informativo no Brasil, país que vive um momento de grandes mudanças políticas e econômicas enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos. Também segundo os dados de audiência, os brasileiros escolhem o EL PAÍS Brasil para se informarem sobre notícias internacionais de impacto, como os recentes atentados de Paris.

O EL PAÍS Brasil expandiu neste ano sua redação principal em São Paulo, formada majoritariamente por jornalistas brasileiros. O jornal conta há alguns meses com um correspondente no Rio do Janeiro e outro em Brasília, epicentro da atividade política do país. Vários colunistas e escritores publicam periodicamente comentários e análises; entre os mais destacados estão o espanhol Juan Arias, que foi durante mais de uma década correspondente no Brasil e antes trabalhou na Itália e no Vaticano, e os brasileiros Eliane Brum, Xico Sá e Luiz Ruffato. A equipe de redação também foi reforçada com uma especialista em SEO [otimização em mecanismos de busca] e outra em redes sociais. Quase 400.000 pessoas acompanham as notícias do EL PAÍS em português através do Facebook, e as publicações dessa rede social alcançam semanalmente quase 2,5 milhões de visualizações. Quase 40.000 se informam no Twitter.

O site em português foi uma experiência pioneira do jornal em uma língua diferente do castelhano. O EL PAÍS, que desde seu nascimento teve uma vocação para jornal global, conta também com uma edição América e, há um ano, com outra em catalão.

MAIS INFORMAÇÕES