_
_
_
_
_

Câmara vira palco de bate-boca entre opositores de Cunha e Dilma

Entrevista do peemedebista é interrompida por gritos de militantes

Cunha em sessão desta quarta-feira.
Cunha em sessão desta quarta-feira.Valter Campanato (Agência Brasil)

As trocas de farpas entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a presidenta Dilma Rousseff (PT) chegaram a parte de seus apoiadores. Depois de um criticar o outro publicamente desde o início da semana, militantes que participavam de atos distintos na Câmara discutiram no meio do salão verde da Casa na tarde desta quarta-feira enquanto Cunha concedia uma entrevista coletiva.

Mais informações
Grupo de manifestantes contrário a Dilma adere ao “Fora Cunha”
Hélio Bicudo: “Vamos trabalhar para que o Lula não volte em 2018”
‘Custo Cunha’ cresce, mas PSDB insiste em apoio por impeachment
Dilma tem pedido de impeachment da oposição protocolado novamente
Com novas provas da Suíça, cresce pressão sobre Cunha na Câmara

Primeiro foram os esparsos gritos de Fora Cunha, seguidos pelos que pediam a devolução do dinheiro que está em bancos no exterior e sucedidos dos que o mandavam embora para Suíça. Depois, quase em uníssono um grupo de cerca de 40 pessoas que assistiam a um ato coordenado pelo PSOL e por alguns parlamentares independentes, como Luiza Erundina (PSB-SP) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), aumentaram o tom da gritaria e inviabilizaram a continuidade de uma trivial entrevista coletiva que era concedida por Cunha.

Em resposta, alguns dos militantes que haviam ido ao Congresso Nacional para apoiar a entrega de mais um pedido de impeachment contra a presidenta, gritavam Fora Dilma. Constrangido e sem conseguir ouvir o que os repórteres lhe perguntavam, Cunha deixou o local e seguiu para o plenário protegido por seguranças. Os bate-bocas continuaram por quase dez minutos, mas não houve agressões físicas, apesar do clima tenso.

O grupo que pedia a cassação de Cunha estava na Câmara exatamente para criticar o PMDB que o homenageou com a fixação de uma foto na galeria dos líderes do seu partido. Liderados pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), os militantes seguravam uma faixa com os dizeres “Pequena Galeria da Dignidade Pública”. Era um contraponto à galeria do PMDB que acabava de homenagear Cunha. Entre os agraciados pelos militantes estavam a bióloga Bertha Lutz, o sociólogo Herbert de Sousa (o Betinho), a sanitarista Zilda Arns, o geógrafo Milton Santos, o historiador Joel Rufino, o sociólogo Florestan Fernandes e o sindicalista Chico Mendes.

O deputado Alencar avaliou que o protesto é reflexo do momento atual vivido pela Câmara. “O plenário está anestesiado. Está sofrendo de normose, que é uma doença em que se acha que tudo é normal, que uma situação grave é normal. Tudo está contaminado pela situação do presidente. Felizmente, algumas pessoas fora do plenário estão reagindo”, disse.

Já o deputado Vasconcelos disse que os deboches de Cunha contra Dilma e a reação dela resultaram no protesto desta quarta-feira. “Cunha não tem legitimidade para presidir o processo de impeachment. Enquanto ele não cair, a Dilma não cai”, afirmou ele, que defende a cassação do primeiro e o impeachment da segunda.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_