_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Luzes em agosto

Apesar do quadro de instabilidade político-institucional, nossa jovem e frágil democracia vai pouco a pouco se consolidando

Que conclusões podemos tirar das manifestações do dia 16? Algumas constatações são óbvias: o número de pessoas nas ruas foi bem menor que o previsto, mas o foco da indignação, antes difuso, tornou-se mais nítido, concentrado na presidente Dilma Rousseff, no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no PT. Comemoram os governistas, vangloria-se a oposição. No fundo, ambos estão equivocados: o saldo desta queda de braço não tem ganhadores.

Mais informações
Sem diálogo não há democracia
Um país de cabeça para baixo
Entre fogos
De volta ao que sempre fomos
Vendem-se milagres!
O Brasil nu
E o que nós temos a ver com isso?
Ilusões perdidas

O PSDB ilude-se acreditando que encarna a resposta à histórica rejeição a Dilma Rousseff, que bateu os 70%. Pesquisa Datafolha traçou o perfil dos participantes da passeata da avenida Paulista, em São Paulo, a maior do Brasil, e constatou que a maioria era formada por brancos (75%), com ensino superior completo (76%), mais de 36 anos (70%) e renda mensal acima de R$ 3.940 (68%) –descrição que pode ser projetada para resto do país. Ou seja, conforme a pesquisa, quem foi para a rua estava revalidando o voto dado ao candidato Aécio Neves nas últimas eleições.

Já o PT engana-se ao imaginar que a pouca adesão aos protestos demonstra uma retomada da aprovação à presidente Dilma Rousseff. A classe média baixa, sua principal base de apoio, que já convivia com a péssima qualidade oferecida pelos sistemas de educação, saúde e transporte público, agora luta contra o desemprego, que tende a agravar ainda mais a violência de que é vítima. As várias operações em curso, que revelam dia a dia a sujeira em que chafurda o partido, outrora paladino da ética e da transparência, afasta até os mais fiéis eleitores.

Além disso, o PSDB vive uma dissensão interna. Enquanto o senador Aécio Neves, assumindo perigosa atitude populista, insiste na tese do afastamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer para a realização de novas eleições, o que o colocaria como candidato natural do partido, o grupo liderado por Geraldo Alckmin prefere aguardar. O governador aspira a ser ele o nome do PSDB à sucessão presidencial, mas para isso ambos, ele e Dilma, teriam que terminar o mandato, em 2018. E ainda há José Serra correndo por fora.

O PSDB se ilude acreditando que encarna a resposta à histórica rejeição a Dilma Rousseff, que bateu os 70%

Procurando retomar a governabilidade, Dilma aproximou-se do senador Renan Calheiros, envolvido em denúncias da Operação Lava Jato, ex-líder do governo Collor e ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique, que em troca ofereceu um conjunto de propostas, a chamada Agenda Brasil, um verdadeiro desmonte de conquistas sociais arduamente alcançadas ao longo da história, muitas delas patrocinadas pelo próprio PT. Com isso, Dilma busca neutralizar a enorme influência adquirida no Congresso pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também envolvido em denúncias da Operação Lava Jato. Assim, o PMDB consegue manter-se na situação e na oposição ao mesmo tempo. Penda para onde pender a balança, o partido continuará usufruindo das benesses do poder.

O PT se engana ao imaginar que a pouca adesão aos protestos demonstra uma retomada da aprovação à presidente Dilma

Acatando sugestão de Lula, Dilma também vem se empenhando em ouvir os movimentos populares organizados. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, em desastroso discurso ao lado da presidente, no dia 13, afirmou com todas as letras que a entidade estava disposta a pegar em armas para defender seu mandato. No domingo, 16, em ato para contrapor às 135.000 pessoas, segundo a Datafolha (ou 350.000, segundo a PM), que protestavam na avenida Paulista, a CUT reuniu cerca de 600 pessoas (ou 5.000, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ou 10.000, conforme a CUT) em frente ao Instituto Lula. Na ocasião, Freitas chamou de “guerreiros do povo brasileiro” o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, condenado e preso por conta do mensalão e novamente preso na Operação Lava Jato, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, preso por denúncias de corrupção.

Pela primeira vez vemos corruptores e corruptos sendo presos, lado a lado, o que, além de salutar, é pedagógico

Apesar de tudo, um aspecto desse quadro de instabilidade político-institucional deve ser ressaltado: a nossa jovem e frágil democracia vai pouco a pouco se consolidando. O Judiciário se destaca como um organismo independente, cujas ações quebram um tabu da sociedade brasileira: pela primeira vez vemos corruptores e corruptos sendo presos, lado a lado, o que, além de salutar, é pedagógico. Por outro lado, a ocorrência de protestos como as do domingo, 16, sem qualquer tipo de repressão ou de tumulto, mostra o amadurecimento do nosso sistema. Mas, acima de tudo, a plena liberdade de manifestação da opinião, seja pela imprensa, seja pelas redes sociais, apesar do tom fascista que muitas vezes predomina na última, prova nossa imensa capacidade de seguir adiante.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_