Rejeição a Dilma sobe e dois terços dos brasileiros apoiam impeachment
Presidenta se torna a mais impopular da história com 71% de reprovação, diz Datafolha 66% dos entrevistados acreditam que o Congresso deveria abrir processo pela sua saída

Mais um dia tenso no Palácio do Planalto. Em meio às articulações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e de parte da oposição pela abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Congresso, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo aponta para uma piora no índice de aprovação do Governo. Segundo o levantamento, a gestão da presidenta é considerada ruim ou péssima por 71% dos entrevistados, índice que supera a reprovação ao ex-presidente Fernando Collor antes de sua queda, em 1992.
A reprovação ao Governo Dilma subiu de 65%, em junho, para 71%, em agosto - a pior taxa desde sua posse, em 2011. Hoje, 20% consideram a gestão regular e apenas 8% a avaliaram como boa ou ótima - 1% não soube responder. Assim, Rousseff é a presidente mais reprovada pelos brasileiros na série histórica do instituto, realizada desde 1990.
No pior momento de cada presidente, Collor foi reprovado por 68% dos brasileiros, enquanto a reprovação a Fernando Henrique Cardoso foi de 56% (1999); a de Luiz Inácio Lula da Silva 29% (2005); e a de Itamar Franco foi de 41% (1993).
A pesquisa ouviu 3.363 pessoas em 201 municípios entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Impeachment
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de um processo de impeachment contra Dilma - e os dados também não são favoráveis para a presidenta. A maioria aprova a abertura do processo no Congresso (66%), enquanto 28% é contra e 5% disse não saber responder. Por outro lado, a maioria também não acredita em seu afastamento: 53% dos entrevistados disseram não acreditar que Dilma deixe a presidência, contra 38% que respondeu afirmativamente - 9% não souberam responder.
Mais informações
Arquivado Em
- Datafolha
- Eduardo Cunha
- Crises políticas
- Fernando Collor de Mello
- Dilma Rousseff
- Impeachment
- Presidente Brasil
- Destituições políticas
- Inquéritos
- Corrupção política
- Presidência Brasil
- Brasil
- Opinião pública
- Governo Brasil
- América do Sul
- Conflitos políticos
- Governo
- América
- Administração Estado
- Administração pública
- Impeachment Dilma Rousseff
- Partido dos Trabalhadores
- Partidos políticos
- Política