Indígenas do Paraguai recuperam seu “tekoha”, que é terra e vida
Projeto de desenvolvimento rural sustentável ajuda a concessão de títulos de propriedade
Em guarani, a palavra “tekoha” quer dizer “o lugar onde somos o que somos”. Justamente, para os indígenas de várias regiões do Paraguai, o significado dessa palavra vai além de uma questão territorial. Para eles, a terra não é apenas o lugar onde pisamos, mas também onde seus costumes são desenvolvidos e preservados.
Essa ideia impulsionou várias comunidades das regiões de San Pedro e Caaguazú a conceder títulos de propriedade como uma de suas prioridades para seu desenvolvimento. O desafio não é pequeno. O Paraguai tem o regime mais desigual de distribuição de terras da América Latina: 2% das propriedades agrícolas possuem 89% das terras para este fim.
Assim, com o apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária, por meio do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, que conta com assistência técnica e financeira do Banco Mundial, 40% das comunidades sem títulos de propriedade conseguiram obtê-los para suas terras.
Agora, valiosos recursos naturais abrigados nos mais de 6.000 hectares de terra vermelha com títulos de propriedade são cuidados e aproveitados pelas comunidades da região.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.