_
_
_
_

Se eleição fosse hoje, Podemos seria a maior força política da Espanha

Pesquisa estima que agremiação esquerdista teria 27,5% dos votos no pleito

Pablo Iglesias na Asamblea Ciudadana de noviwmbre.
Pablo Iglesias na Asamblea Ciudadana de noviwmbre.Uly Martín

O partido esquerdista Podemos venceria as eleições gerais na Espanha se elas fossem realizadas hoje. A agremiação comandada por Pablo Iglesias se tornaria a maior força política, com 27,5% dos votos, segundo dados da última edição da pesquisa Observatório, da rádio Cadena SER. O Partido Popular (centro-direita, hoje no poder) se tornaria a segunda força, com 24,6% dos votos, quase 20 pontos a menos do que na última eleição. O Partido Socialista precisaria se conformar com o respaldo de 19% dos eleitores, o que o colocaria na terceira posição.

Mais informações
Iglesias: “Piketty deu ao Podemos um ‘tanque de oxigênio’”
Podemos… fracassar
Por que o Podemos é um terremoto na política espanhola
Fenômeno na Espanha, Podemos inspira os descontentes no Brasil

A distribuição territorial de votos nessa estimativa também beneficiaria o partido Cidadãos, liderado por Albert Rivera, em seu salto da Catalunha para o nível nacional. Com 5%, poderia se aproximar da marca do partido centrista UPyD, cuja secretária-geral, Rosa Díez, anunciou recentemente a decisão de não participar de um bloco eleitoral. Pior seria o resultado para a Esquerda Unida, com apenas 3,7% das intenções de voto – praticamente metade dos votos que obteve em 2011, o que a relegaria a ser apenas a sexta maior força política.

O Podemos arrebanharia sobretudo os votos que o Observatório chama de “órfãos” e os dos afetados pela crise. Outro manancial importante para o partido de Iglesias são os socialistas – 36% dos eleitores que até agora votavam no PSOE se dizem inclinados a optar pela nova formação. Entre os eleitores tradicionais do PP, apenas 10% pretendem migrar para o Podemos. Porém, 14% dos que já fizeram isso nas eleições para o Parlamento Europeu se arrependeram, temendo as mudanças que o Podemos poderia impor se assumisse o Governo na Espanha. Pablo Iglesias é, além disso, o preferido dos entrevistados em todos os cenários para ocupar o cargo de presidente do Governo (primeiro-ministro).

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_